A máscara do Joker passou das salas de cinema para os protestos nas ruas

Alberto Valdes / EPA

Um manifestante mascarado de Joker em mais um dia de protestos no Chile

A máscara do “Joker”, o eterno rival do super-herói Batman, passou das salas de cinema para os protestos espalhados pelo mundo, desde o Médio Oriente à América Latina.

O filme “Joker”, que tem Joaquin Phoenix como principal protagonista, não está apenas a bater recordes de bilheteira (em Portugal, no fim-de-semana de estreia, levou mais de 155 mil espetadores às salas de cinema). Tal como conta a CNN, a máscara do famoso vilão do Batman está agora a tornar-se um símbolo dos protestos em todo o mundo.

É o caso do Líbano e do Iraque, países do Médio Oriente onde as manifestações anti-governamentais e anti-corrupção têm tomado conta das ruas e onde artistas invocaram a mítica personagem em alguns cartazes ou nas redes sociais.

“O Joker somos todos nós. Beirut é a nova Gotham City. Esta é a situação da sociedade libanesa neste momento, cheia de pessoas desfavorecidas, cheia de pessoas oprimidas que estão extremamente frustradas e que estão à procura de uma janela de esperança”, explica ao canal norte-americano o artista libanês Mohamed Kabbani.

Na América Latina, o Chile, inicialmente por causa do aumento dos preços do metro, e a Bolívia, por causa da reviravolta nas Presidenciais que deram uma nova vitória a Evo Morales, também têm sido palco de vários confrontos e protestos.

“O Joker é uma personagem incompreendida, vulnerável e abandonada. Os chilenos, os que não pertencem a uma classe social privilegiada — que são a maioria de nós — sentem-se da mesma forma”, explica a psicóloga chilena Valentina Alvarez.

Também em Hong Kong, onde os protestos contra o Governo de Carrie Lam já duram há vários meses, manifestantes mostram-se nas ruas mascarados de Joker como uma forma de protesto, fazendo frente à polémica lei anti-máscaras.

Em declarações à mesma estação televisiva, Andreas Beer, investigador do HoF-Institute, da Universidade de Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, diz que usar a figura do Joker é uma forma eficaz de os protestantes se sentirem vistos e ouvidos.

“O que estão a fazer quando se maquilham como o Joker ou quando usam a sua máscara é basicamente comunicar ao Governo, quer seja em Hong Kong ou no Líbano: ‘Eu estou no fundo agora, mas tem cuidado com o que vais fazer a seguir'”.

Além disso, ninguém consegue resistir a um bom vilão. “Se olharmos para o Joker, é uma mistura ambígua entre algo engraçado e ameaçador. É um palhaço de horror e isso, de alguma forma, é fixe. As pessoas podem fazer memes com isso”.

Porém, esta não é a primeira vez que uma máscara se torna um símbolo de protesto. A máscara de Salvador Dalí, usada na série “La Casa de Papel” e a máscara de Guy Fawkes, que podemos ver no filme “V de Vingança”, são outros exemplos.

Realizado a partir de um argumento que Todd Phillips escreveu em parceria com o escritor norte-americano Scott Silver, Joker apresenta uma visão original do cineasta sobre o famoso vilão da DC

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …