A máscara do Joker passou das salas de cinema para os protestos nas ruas

Alberto Valdes / EPA

Um manifestante mascarado de Joker em mais um dia de protestos no Chile

A máscara do “Joker”, o eterno rival do super-herói Batman, passou das salas de cinema para os protestos espalhados pelo mundo, desde o Médio Oriente à América Latina.

O filme “Joker”, que tem Joaquin Phoenix como principal protagonista, não está apenas a bater recordes de bilheteira (em Portugal, no fim-de-semana de estreia, levou mais de 155 mil espetadores às salas de cinema). Tal como conta a CNN, a máscara do famoso vilão do Batman está agora a tornar-se um símbolo dos protestos em todo o mundo.

É o caso do Líbano e do Iraque, países do Médio Oriente onde as manifestações anti-governamentais e anti-corrupção têm tomado conta das ruas e onde artistas invocaram a mítica personagem em alguns cartazes ou nas redes sociais.

“O Joker somos todos nós. Beirut é a nova Gotham City. Esta é a situação da sociedade libanesa neste momento, cheia de pessoas desfavorecidas, cheia de pessoas oprimidas que estão extremamente frustradas e que estão à procura de uma janela de esperança”, explica ao canal norte-americano o artista libanês Mohamed Kabbani.

Na América Latina, o Chile, inicialmente por causa do aumento dos preços do metro, e a Bolívia, por causa da reviravolta nas Presidenciais que deram uma nova vitória a Evo Morales, também têm sido palco de vários confrontos e protestos.

“O Joker é uma personagem incompreendida, vulnerável e abandonada. Os chilenos, os que não pertencem a uma classe social privilegiada — que são a maioria de nós — sentem-se da mesma forma”, explica a psicóloga chilena Valentina Alvarez.

Também em Hong Kong, onde os protestos contra o Governo de Carrie Lam já duram há vários meses, manifestantes mostram-se nas ruas mascarados de Joker como uma forma de protesto, fazendo frente à polémica lei anti-máscaras.

Em declarações à mesma estação televisiva, Andreas Beer, investigador do HoF-Institute, da Universidade de Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, diz que usar a figura do Joker é uma forma eficaz de os protestantes se sentirem vistos e ouvidos.

“O que estão a fazer quando se maquilham como o Joker ou quando usam a sua máscara é basicamente comunicar ao Governo, quer seja em Hong Kong ou no Líbano: ‘Eu estou no fundo agora, mas tem cuidado com o que vais fazer a seguir'”.

Além disso, ninguém consegue resistir a um bom vilão. “Se olharmos para o Joker, é uma mistura ambígua entre algo engraçado e ameaçador. É um palhaço de horror e isso, de alguma forma, é fixe. As pessoas podem fazer memes com isso”.

Porém, esta não é a primeira vez que uma máscara se torna um símbolo de protesto. A máscara de Salvador Dalí, usada na série “La Casa de Papel” e a máscara de Guy Fawkes, que podemos ver no filme “V de Vingança”, são outros exemplos.

Realizado a partir de um argumento que Todd Phillips escreveu em parceria com o escritor norte-americano Scott Silver, Joker apresenta uma visão original do cineasta sobre o famoso vilão da DC

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …