Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

(dr) Donut Robotics

O protótipo da C-Face Smart, máscara inteligente da empresa Donut Robotics

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus).

Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras de proteção em objetos do quotidiano, a Donut Robotics viu uma oportunidade de negócio. De acordo com a CNN, a startup japonesa criou uma máscara inteligente que pretende facilitar a comunicação e o distanciamento social.

Em conjunto com uma aplicação, a C-Face Smart pode amplificar a voz do seu utilizador e traduzir até o seu discurso em oito línguas: Japonês, Chinês, Coreano, Vietnamita, Indonésio, Inglês, Espanhol e Francês.

Mas, apesar de todas estas funcionalidades tecnológicas, a máscara inteligente não oferece proteção contra o novo coronavírus. Em vez disso, explica o CEO da Donut Robotics, Taisuke Ono, foi desenhada para ser usada por cima de uma máscara convencional.

Segundo a estação norte-americana, inicialmente, a empresa estava a desenvolver um software de tradução para um robô chamado Cinnamon. Porém, com o aparecimento da pandemia de covid-19, o projeto foi guardado na gaveta. Foi então que a equipa se lembrou de usar o mesmo software numa máscara.

Em junho, a empresa lançou uma campanha de angariação de fundos na plataforma japonesa de crowdfunding Fundinno, tendo conseguido arrecadar 28 milhões de ienes, cerca de 225 mil euros, em 37 minutos.

“Foi muito surpreendente porque, normalmente, são precisos três ou quatro meses para conseguir esse dinheiro”, declara Ono.

Entretanto, em julho, uma segunda ronda no Fundinno arrecadou mais 56,6 milhões de ienes (450 mil euros), que o fundador da startup planeia usar para desenvolver o software de tradução para o mercado internacional.

Ono acredita que vai ter cerca de cinco mil a dez mil máscaras disponíveis, no Japão, até dezembro. A C-Face Smart vai custar entre 34 e 42 euros, podendo ter uma subscrição extra para a app.

O CEO da Donut Robotics diz que a empresa não se vai expandir para o exterior, pelo menos, até abril de 2021, mas diz que já houve interesse no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde planeia apostar no crowdfunding no Kickstarter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …

Reembolso do IVA, novo apoio e "afinação" no sucessor do lay-off. Governo anuncia novas medidas

O Governo anunciou esta segunda-feira através do seu ministro da Economia e de Estado, Pedro Siza Vieira, uma série de medidas para estimular a procura interna e apoiar a liquidez das empresas no período de …

"É uma tolice continuar a usar gás natural", diz ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a aposta no hidrogénio verde é a melhor opção para descarbonizar a indústria nacional e que "é uma tolice continuar a …

Condições desumanas no centro de Lisboa: Moradores sem água despejam dejetos na rua

Na Quinta do Ferro, no coração de Lisboa, o cenário é descrito pelos moradores como “assustador” e “uma miséria”. Neste bairro, há quem viva sem luz e ainda despeje os dejetos na rua como em …

Governo vai criminalizar graffiti que custam um milhão de euros à CP

O Ministério da Justiça prepara-se para endurecer a lei contra o graffiti, que tinha sido descriminalizado, em 2013, durante o Governo de Pedro Passos Coelho. De acordo com o jornal Público, o Governo está a preparar …

Matos Fernandes diz que há "pressa" em explorar lítio, mas garante que Portugal não o fará a todo o custo

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, afirmou esta segunda-feira que Portugal não vai explorar o lítio “a todo o custo”, mas que este é “absolutamente fundamental" para a descarbonização, razão pela qual o Governo vai …

Governo vai reembolsar parte do IVA das compras no turismo e restauração

O Governo prepara uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o ‘lay-off’ simplificado, bem como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração, adiantou o …

97,3% dos doentes com covid-19 estão a recuperar em casa

A grande maioria dos doentes (97,3%) com covid-19 está a recuperar em casa, estando os restantes internados em enfermarias e nos cuidados intensivos, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Segundo os dados …

Restauração quer esplanadas cobertas no inverno e “mordomo” a fiscalizar regras

A associação nacional de restaurantes PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional pediu este domingo ao Governo a criação da figura de “mordomo” no programa Adaptar 2.0 para ajudar na manutenção das regras de …