/

Com Centeno de fora, Marta Temido é coroada como a ministra mais popular

15

Tiago Petinga / Lusa

De acordo com o barómetro da Intercampus feito para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã no início de junho, com a saída de Mário Centeno do Governo, Marta Temido passou a ser a ministra mais popular.

Em plena pandemia, e com a saída do ministro mais popular, Mário Centeno, a nova coroada é Marta Temido, a ministra da saúde, de acordo com o Jornal de Negócios. De acordo com os dados recolhidos pela Intercampus, 18% dos portugueses inquiridos apontam Temido como a melhor ministra.

No entanto, como esta sondagem foi feita no início de junho, Mário Centeno ainda lidera o ranking da popularidade dos membros do Governo de António Costa, com 36,7% de apreciações positivas. É também e segundo nome mais vezes apontado como o pior ministro (11,6%).

A pior ministra é a ministra da Cultura Graça Fonseca, com 13,8% de apreciações negativas. Já Marta Temido aparece no terceiro posto, na coluna negativa, com 9,5% dos inquiridos a apontarem-na como pior elemento da equipa de António Costa.

Apenas cinco dos membros do Governo de Costa têm um saldo positivo, além de Centeno e de Marta Temido. Seguem-se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (5,7% fazem apreciação positiva e 7,9% negativa), a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem (5,7% contra 3,6%) e o ministro da Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira (3,6% contra 2,8%).

Na última semana, a ministra da Saúde tem estado no centro das críticas devido ao surto de covid-19 na região de Lisboa que levou a um recuo localizado nas medidas de confinamento. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, criticou abertamente a gestão da crise pelo Ministério da Saúde, dizendo que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno.

Além disso, no final de junho, foi noticiada a irritação de António Costa na última reunião do Infarmed e colocaram ainda mais pressão sobre a ministra.

  ZAP //

 

15 Comments

  1. Esta sondagem terá sido feita nas sedes do PS ?
    Com acesso à lista de militantes?
    Entre os funcionários de S.Bento e Belém?
    Foram perguntar ao Eu! ?

  2. Convem saber o que os autores do inquerito entendem por “popular”. é que hoje em dia todos gostam muito de deturpar o significado das palavras. “Popular” significa algo pelo qual o povo tem apreço mas tambem é utilizado como sinonimo de “famoso” ou “conhecido”. Se estivermos a falar de fama ou em termos de ser conhecido pelo publico, acredito que a ministra da saude tenha a liderança, uma vez que tem estado nos media diariamente, varias vezes ao dia, nos ultimos 4 ou 5 meses. Mas se estivermos a falar do apreço ou reconhecimento pelo trabalho que os portugueses têm pelos ministros, não acredito que ela seja lider. Nem pensar! A não ser que os portugueses sejam ainda mais burros e distraidos do que eu pensava, o que por si só é muito assutador

    • Burro é alguém que por motivos partidários não consegue ver a evidencia e reconhecer quem tem valor e faz alguma coisa pela Saúde Pública dos Portugueses, são capazes de admirar mais quem vivendo á custa dos impostos dos Portugueses tenta dificultar e bloquear a ação Patriota da Saúde Pública como é o caso da Ordem e Sindicato dos Médicos ao serviço do PSD/CDS e da Medicina Privada.

  3. Tem feito um grande trabalho, digno de reparo em todo o mundo, apesar de ter uma Ordem e Sindicato dos Médicos anti Patriotas que ponhem a Política Partidário e os interesses dos Serviços de Saúde Privados á frente da Saúde Pública dos Portugueses, e atropela, dificulta, bloqueia a Atividade da Direção Geral de Saúde e a Ministra que com a ajuda do 1º Ministro tem ultrapassado todas as Barreiras.

  4. Não percebo a admiração pela saída da secretária de estado da saúde . Para quem acompanha com interesse as suas intervenções, já deve ter percebido a sua impreparação, dificuldade de expressão, entre outras. Eu já tinha comentado cá por casa que se estivesse no lugar de Marta Temido já a tinha posto a andar…

  5. O que é que a Jamila já fez? ao menos a ministra tem estado na frente de batalha dando a cara pela saúde dos portugueses

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.