Com Centeno de fora, Marta Temido é coroada como a ministra mais popular

Tiago Petinga / Lusa

De acordo com o barómetro da Intercampus feito para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã no início de junho, com a saída de Mário Centeno do Governo, Marta Temido passou a ser a ministra mais popular.

Em plena pandemia, e com a saída do ministro mais popular, Mário Centeno, a nova coroada é Marta Temido, a ministra da saúde, de acordo com o Jornal de Negócios. De acordo com os dados recolhidos pela Intercampus, 18% dos portugueses inquiridos apontam Temido como a melhor ministra.

No entanto, como esta sondagem foi feita no início de junho, Mário Centeno ainda lidera o ranking da popularidade dos membros do Governo de António Costa, com 36,7% de apreciações positivas. É também e segundo nome mais vezes apontado como o pior ministro (11,6%).

A pior ministra é a ministra da Cultura Graça Fonseca, com 13,8% de apreciações negativas. Já Marta Temido aparece no terceiro posto, na coluna negativa, com 9,5% dos inquiridos a apontarem-na como pior elemento da equipa de António Costa.

Apenas cinco dos membros do Governo de Costa têm um saldo positivo, além de Centeno e de Marta Temido. Seguem-se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (5,7% fazem apreciação positiva e 7,9% negativa), a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem (5,7% contra 3,6%) e o ministro da Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira (3,6% contra 2,8%).

Na última semana, a ministra da Saúde tem estado no centro das críticas devido ao surto de covid-19 na região de Lisboa que levou a um recuo localizado nas medidas de confinamento. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, criticou abertamente a gestão da crise pelo Ministério da Saúde, dizendo que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno.

Além disso, no final de junho, foi noticiada a irritação de António Costa na última reunião do Infarmed e colocaram ainda mais pressão sobre a ministra.

ZAP //

 

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Esta sondagem terá sido feita nas sedes do PS ?
    Com acesso à lista de militantes?
    Entre os funcionários de S.Bento e Belém?
    Foram perguntar ao Eu! ?

  2. Convem saber o que os autores do inquerito entendem por “popular”. é que hoje em dia todos gostam muito de deturpar o significado das palavras. “Popular” significa algo pelo qual o povo tem apreço mas tambem é utilizado como sinonimo de “famoso” ou “conhecido”. Se estivermos a falar de fama ou em termos de ser conhecido pelo publico, acredito que a ministra da saude tenha a liderança, uma vez que tem estado nos media diariamente, varias vezes ao dia, nos ultimos 4 ou 5 meses. Mas se estivermos a falar do apreço ou reconhecimento pelo trabalho que os portugueses têm pelos ministros, não acredito que ela seja lider. Nem pensar! A não ser que os portugueses sejam ainda mais burros e distraidos do que eu pensava, o que por si só é muito assutador

    • Burro é alguém que por motivos partidários não consegue ver a evidencia e reconhecer quem tem valor e faz alguma coisa pela Saúde Pública dos Portugueses, são capazes de admirar mais quem vivendo á custa dos impostos dos Portugueses tenta dificultar e bloquear a ação Patriota da Saúde Pública como é o caso da Ordem e Sindicato dos Médicos ao serviço do PSD/CDS e da Medicina Privada.

  3. Tem feito um grande trabalho, digno de reparo em todo o mundo, apesar de ter uma Ordem e Sindicato dos Médicos anti Patriotas que ponhem a Política Partidário e os interesses dos Serviços de Saúde Privados á frente da Saúde Pública dos Portugueses, e atropela, dificulta, bloqueia a Atividade da Direção Geral de Saúde e a Ministra que com a ajuda do 1º Ministro tem ultrapassado todas as Barreiras.

  4. Não percebo a admiração pela saída da secretária de estado da saúde . Para quem acompanha com interesse as suas intervenções, já deve ter percebido a sua impreparação, dificuldade de expressão, entre outras. Eu já tinha comentado cá por casa que se estivesse no lugar de Marta Temido já a tinha posto a andar…

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …