Com Centeno de fora, Marta Temido é coroada como a ministra mais popular

Tiago Petinga / Lusa

De acordo com o barómetro da Intercampus feito para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã no início de junho, com a saída de Mário Centeno do Governo, Marta Temido passou a ser a ministra mais popular.

Em plena pandemia, e com a saída do ministro mais popular, Mário Centeno, a nova coroada é Marta Temido, a ministra da saúde, de acordo com o Jornal de Negócios. De acordo com os dados recolhidos pela Intercampus, 18% dos portugueses inquiridos apontam Temido como a melhor ministra.

No entanto, como esta sondagem foi feita no início de junho, Mário Centeno ainda lidera o ranking da popularidade dos membros do Governo de António Costa, com 36,7% de apreciações positivas. É também e segundo nome mais vezes apontado como o pior ministro (11,6%).

A pior ministra é a ministra da Cultura Graça Fonseca, com 13,8% de apreciações negativas. Já Marta Temido aparece no terceiro posto, na coluna negativa, com 9,5% dos inquiridos a apontarem-na como pior elemento da equipa de António Costa.

Apenas cinco dos membros do Governo de Costa têm um saldo positivo, além de Centeno e de Marta Temido. Seguem-se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (5,7% fazem apreciação positiva e 7,9% negativa), a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem (5,7% contra 3,6%) e o ministro da Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira (3,6% contra 2,8%).

Na última semana, a ministra da Saúde tem estado no centro das críticas devido ao surto de covid-19 na região de Lisboa que levou a um recuo localizado nas medidas de confinamento. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, criticou abertamente a gestão da crise pelo Ministério da Saúde, dizendo que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno.

Além disso, no final de junho, foi noticiada a irritação de António Costa na última reunião do Infarmed e colocaram ainda mais pressão sobre a ministra.

ZAP //

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Esta sondagem terá sido feita nas sedes do PS ?
    Com acesso à lista de militantes?
    Entre os funcionários de S.Bento e Belém?
    Foram perguntar ao Eu! ?

  2. Convem saber o que os autores do inquerito entendem por “popular”. é que hoje em dia todos gostam muito de deturpar o significado das palavras. “Popular” significa algo pelo qual o povo tem apreço mas tambem é utilizado como sinonimo de “famoso” ou “conhecido”. Se estivermos a falar de fama ou em termos de ser conhecido pelo publico, acredito que a ministra da saude tenha a liderança, uma vez que tem estado nos media diariamente, varias vezes ao dia, nos ultimos 4 ou 5 meses. Mas se estivermos a falar do apreço ou reconhecimento pelo trabalho que os portugueses têm pelos ministros, não acredito que ela seja lider. Nem pensar! A não ser que os portugueses sejam ainda mais burros e distraidos do que eu pensava, o que por si só é muito assutador

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …