Governo organiza dois voos para retirar dezenas de portugueses retidos em Marrocos

portocomfuturo / Facebook

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Governo vai preparar dois voos da TAP para retirar as várias dezenas de portugueses que se encontram retidos em Marrocos. No sábado, o país suspendeu as ligações aéreas com Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou este domingo que estão em preparação dois voos da TAP para retirar os portugueses que se encontram retidos em Marrocos.

“Essa ajuda está a ser organizada e nós temos neste momento em preparação dois voos da TAP fretados pelo MNE que se realizarão ainda hoje, desejavelmente até às 20:00, visto que essa foi a hora limite determinada pelas autoridades marroquinas”, afirmou o governante.

Segundo explicou à Lusa, os dois voos serão realizados a partir de Marraquexe para Lisboa, porque “a grande maioria dos portugueses que foram nestes dois dias pedindo apoio à embaixada de Portugal em Marrocos sinalizaram estar em Marraquexe”.

O número de portugueses que já pediram apoio “excede a capacidade de um só avião, por isso é que estamos a organizar dois voos”, sublinhou.

“Espero que eles se realizem, visto que da nossa parte está tudo planeado para ser feito e por isso mesmo é que a nossa embaixada tem contactado os portugueses que pediram apoio pedindo-lhes que se dirijam já para o balcão da TAP no Aeroporto de Marraquexe para se proceder às inscrições devidas para que possamos ter as listas dos passageiros e tudo esteja devidamente regularizado e em ordem para que os voos se realizem”, acrescentou.

Em declarações à Lusa, um dos portugueses retidos em Marrocos, António Borges da Costa, disse estar em Marraquexe, com mais cerca de 80 portugueses. “Ontem [sábado] à tarde fizemos o check-in e estava tudo bem, à noite recebemos um e-mail a dizer que o voo estava cancelado. Estamos aqui desesperados”, afirmou.

“Estou em Marraquexe, com mais cerca de 80 portugueses, alguns estão em Casablanca e Rabat. Ontem [sábado] à tarde fizemos o check-in e estava tudo bem, à noite recebemos um e-mail a dizer que o voo estava cancelado. Estamos aqui desesperados”, afirmou António Borges da Costa. O cidadão português disse que já contactaram a embaixada e enviaram todos os dados pessoais e informações sobre os locais onde se encontram, estando, agora, a aguardar uma resposta.

“Estamos a pedir a ajuda do Governo português. Não temos solução, por terra também não podemos sair, porque dizem-nos que as fronteiras estão fechadas e, além disso, é perigoso”, referiu. Segundo explicou à Lusa, o grupo de portugueses é grande e o que se está a fazer é dividi-los em grupos mais pequenos, também para se precaverem de um eventual contágio pelo novo coronavírus.

“Estamos a ficar em pânico, porque entretanto, dizem-nos, que o Rei de Marrocos fez uma comunicação a dizer que a partir de amanhã [segunda-feira] todos os ocidentais tem de sair do país, não sabemos como, porque não há voos para lado algum. Já tentamos várias companhias e não há nada”, sublinhou.

E frisou: “Estamos numa situação desesperada, porque por um lado fecharam o aeroporto e por outro querem-nos fora do país”. “Não queremos sobrecarregar o Governo português, só queremos é que nos tire daqui.”

De acordo com a agência France-Presse, a França vai enviar aviões para recolher os seus cidadãos, uma vez que Rabat suspendeu gradualmente as ligações aéreas com cerca de trinta destinos afetados pelo vírus. Milhares de turistas ficaram presos no país, que em 2019 recebeu cerca de 13 milhões de visitantes, a maioria dos quais chegou de avião.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O governo deveria publicar sempre os custos deste tipo de operações. Assim como as despesas médicas, receitas, análises, deveriam trazer discriminadas a comparticipações do Estado. Os custos da escolaridade obrigatória por aluno também podiam ser do conhecimento geral. E quanto custam as polícias e os hospitais, etc., etc. Ficaríamos, talvez, menos insatisfeitos com os impostos que pagamos.

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …