Mariupol é um “cemitério” com uma situação epidemiológica “muito difícil”

11

Alkis Konstantinidis / Reuters

Desabafo do presidente da Câmara de Mariupol, onde terão morrido mais pessoas nestes meses do que durante a II Guerra Mundial.

Mariupol, uma das cidades centrais na guerra na Ucrânia, está controlada pelos russos há cerca de duas semanas.

No dia 21 de Maio, e após semanas de combates entre russos e ucranianos, as forças da Rússia anunciaram que tinham assumido o controlo da cidade do Sudeste da Ucrânia.

O último foco de resistência local foi o complexo metalúrgico em Azovstal, que entretanto também foi dominado pelos russos.

Na altura, Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, deixou um apelo aos países parceiros: “Que reconheçam legalmente que a Rússia deve ser responsabilizada financeiramente pelos crimes que cometeu”.

Mariupol ficou destruída, não na totalidade, mas quase na grande maioria do seu território.

Uma cidade reduzida a escombros, milhares de mortos e milhares de pessoas forçadas a fugir, relata a Euronews.

O presidente da Câmara Municipal local desabafou: “A cidade tornou-se um grande cemitério”.

Vadym Boychenko revelou que, segundo as contas da autarquia, o número de pessoas que morreram em Mariupol ao longo dos últimos meses é o dobro do número de falecimentos durante a II Guerra Mundial (os alemães nazis ocuparam a cidade entre 1941 e 1943). Mais de 20 mil mortos agora, mais de 10 mil na altura.

“É por isso que estamos a falar de uma situação epidemiológica muito difícil”, avisou, antes de explicar: “Porque, para além destes locais de sepultamento caóticos, temos também o calor do verão. O sistema de esgotos não funciona. A recolha de lixo também não funciona. Para além de tudo isso, temos chuvas fortes em Mariupol”.

Vadym Boychenko, presidente da Câmara de Mariupol, não está em Mariupol. A cidade está a ser controlada por autoridades russas.

Mas o autarca acredita que vai voltar: “Enquanto os cidadãos de Mariupol ainda estão vivos, a nossa Mariupol também vive. Vamos, com certeza, devolver Mariupol aos ucranianos. Acontecerá este ano e reconstruiremos uma Mariupol nova, moderna e heróica”.

Será a melhor cidade do mundo. Num mundo livre e democrático chamado Europa”, afirmou Vadym.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

11 Comments

  1. Só morreram civis em Mariupol porque as forças armadas da Ucrânia se refugiaram nas zonas residencias da cidade, atraindo assim o fogo do exército russo. Se os soldados ucranianos não se tivessem escondido atrás dos civis o número de baixas entre estes teria sido insignificante. Mas os ucranianos estão-se nas tintas para o destino dos civis. São de facto uns grandes heróis…

      • Mas é que eu sei. Porque estudei, ensinei, escrevi, leio e penso muito. Coisas de que o Humberto só ouviu falar…

      • Nuno Silva, o seu comentário é alinhado ideológicamente com os pró-russos. Nesta guerra guerra que opõe a Russia à Ucrânia você está do lado de Putin e dos autocratas que governam o país. Aqui em Portugal vocé é um corpo estranho, alguém que está do lado do inimigo dos europeus e da Democracia.

      • O principal inimigo dos europeus são os EUA que se esforçam por nos manter em estado de vassalagem. A Rússia só queria ser deixada em paz, coisa que os EUA não podiam permitir, porque precisavam de um inimigo para poder manter a Europa em estado de sujeição. É claro que para perceber isto é preciso pensar. E para pensar é preciso ser-se capaz de pensar…

      • O que vossa excelência sabe, fruto do seu muito estudo, já a mim esqueceu, mas ao Sócrates ( o filósofo) também.
        Pergunta objectiva: foi lá para ter uma percepção diferente da comum ? Duvido muito, porque é fácil de falar agora ir ao local e presenciar não é para todos, e sobretudo não é para leitores nem estudiosos !!!!
        Divaga, como muitos outros que são pagos para isso, enfim.
        Quanto à sua opinião sobre a causa das coisas não é preciso pensar muito para saber que os USA estão na origem. Também não é preciso ler muito nem estudar muito para saber isso. Bom estudo e reflexão …

      • Maws já que estudou tanto explique lá porque razão o dólar, que foi produzido às toneladas mensalmente nos EUA, continua a ser a moeda de salvaguarda, moeda forte das transações internacionais ( sendo praticamente obrigatório no caso da transação de petróleo) e sobretudo, porque razão a respectiva cotação não reflete o que lhe disse anteriormente.
        Estude qualquer coisinha e leia a guerra das moedas para aperitivo.
        Depois de ler, estudar, reflectir e ensinar, explique lá ao mundo porque é que a coisa se mantém ? Saudações

      • Não tenho paciência para isto. Humberto por Humberto, antes o Humberto Coelho que sempre sabe alguma coisa da bola…E não julga que sabe alguma coisa de economia…

      • OK.
        Mas que se saiba o Humberto Coelho não manda bitaites sobre táticas e estratégias militares.
        Fiquemos por aqui.
        Passar bem

      • Para terminar: o seu comentário foi sobre opções militares, e isso não vai lá com leitura, penso eu de que, Boby, Tareco …
        Pelo que repito: quando não se sabe, mais vale ficar calado …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.