Marítimo elimina FC Porto e vai à final da Taça da Liga

d.r. FCPorto / Facebook

-

O Marítimo operou hoje uma reviravolta no marcador para derrotar o FC Porto, por 2-1, e garantir a primeira presença na final da Taça da Liga de futebol, frente ao Benfica, detentor do troféu.

No Estádio dos Barreiros, no Funchal, o FC Porto adiantou-se no marcador, graças a um golo de Evandro, aos 32 minutos, mas os insulares deram a volta ao marcador, ainda na primeira parte, por intermédio de Bruno Gallo, de grande penalidade, aos 37, e Marega, aos 45.

O Marítimo fez história, ao garantir a presença da equipa na final da Taça da Liga, e o FC Porto viu-se uma vez mais arredado de um troféu que nunca conquistou, apesar de ter estado na final em duas ocasiões.

Os ‘dragões’ abordaram a partida sem alguns dos habituais titulares, mas na segunda parte, o técnico espanhol Julen Lopetegui lançou Tello e Brahimi e ainda Gonçalo Paciência, na tentativa de discutir o resultado.

Esta foi a segunda derrota do FC Porto, esta época, nos Barreiros, depois de ali terem perdido por 1-0 para o campeonato, e o desaire pôs termo a uma série de onze jogos dos portistas sem perderem em todas as competições oficiais.

O jogo teve bons momentos de futebol, sobretudo na primeira parte, em que foram marcados os três golos. De início, o FC Porto sentiu muitas dificuldades, mas o golo de Evandro, aos 32 minutos, num grande remate à entrada da área, após um livre em jeito de canto mais curto, surgiu numa altura em que os nortenhos tinham o jogo controlado.

O Marítimo reagiu bem ao tento sofrido, e num lance faltoso na área, aos 37 minutos, em que Ricardo Pereira derrubou Xavier, o árbitro assinalou uma grande penalidade que Bruno Gallo transformou, enganando o guarda-redes Helton.

Os “verde-rubros” viriam a marcar o segundo golo, ainda antes do intervalo: Rúben Ferreira bateu um canto e, após vários desvios, a bola foi de encontro ao maliano Marega, que cabeceou de forma fatal.

Na segunda parte, o ritmo abrandou, mas houve algumas ocasiões de perigo de parte a parte, com os guarda-redes a resolverem as situações de maior apuro.

Em desvantagem, o treinador portista lançou Cristian Tello e Brahimi e mais tarde Gonçalo Paciência, com o intuito de chegar pelo menos ao empate, mas as alterações não surtiram o efeito desejado.

Com o passar dos minutos, os insulares passaram a defender a margem mínima, com as entradas de Fransérgio, Éber Bessa e Gegé, enquanto o FC Porto se mostrava incapaz de dar a volta ao resultado.

Nos últimos minutos, houve mais FC Porto, mas pouco convincente, já que a defesa madeirense anulou sem grandes problemas as tentativas de os ‘dragões’ chegarem ao golo do empate.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portista do coração….lamento a derrota do meu clube; perdemos de cabeça levantada sem ajuda como outros têm. Quero realçar a boa equipa que hoje defrontou o F.C.Porto e felicitar este jovem treinador com Cheiro a Mourinho.

RESPONDER

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora. O marcador mais prolífico do mundo pode …

Inteligência Artificial vai permitir aos bombeiros de Lisboa serem mais rápidos

Os bombeiros de Lisboa poderão brevemente diminuir o tempo de resposta a incidentes, como inundações ou incêndios, com a ajuda de um modelo de inteligência artificial hoje apresentado que prevê a probabilidade de ocorrências graves …

Jovem violada por três homens no Quénia. "Foi imprudente", diz Universidade

Uma estudante foi violada por três homens durante a noite, no campus da Universidade de Nairobi, no Quénia. "Foi imprudente", disse a instituição, que já apresentou um pedido de desculpas. A Universidade de Nairobi, no Quénia, …

Leixões condenado a dois anos de proibição de participar na I e II ligas

Acusado de corrupção, o clube vai pagar uma multa de 60 mil euros. Gustavo Oliveira, Carlos Daniel Silva 'Aranha', Rui Dolores, Hugo Guedes e João Tiago Rodrigues foram condenados a prisão efetiva. O Leixões foi esta …

Incêndio de grandes dimensões deflagra junto à Gare de Lyon em Paris

Um violento incêndio levou a que a Gare de Lyon, em Paris, tivesse de ser evacuada preventivamente. Em causa estão protestos de opositores congoleses em relação a um concerto. Incêndios ateados por opositores congoleses obrigaram a …

Montijo. PCP insiste na opção Alcochete e diz que não cede à "chantagem do Governo PS"

O PCP acusou hoje Governo, PS e grupos económicos de chantagem sobre o parlamento e as autarquias por causa do novo aeroporto do Montijo, a que os comunistas dizem não ceder, e insistiu na opção …