Marisa baralhou Marcelo (mas o professor fintou-a pela esquerda)

(cv) SIC Notícias

Marisa Matias e Marcelo Rebelo de Sousa em debate na SIC Notícias

Em mais uma ronda de debates entre os candidatos presidenciais, a eurodeputada Marisa Matias atacou Marcelo Rebelo de Sousa com os temas do aborto e do BES, mas o professor defendeu-se falando já como o Presidente de todos os portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa prossegue a sua campanha assente num discurso centralista, procurando afastar-se o mais possível do seu passado ligado ao PSD e de algumas posições de direita que defendeu no passado.

Isto foi particularmente visível no debate de segunda-feira, contra Marisa Matias, na SIC Notícias, com o professor a piscar o olho à esquerda, nomeadamente aos habituais votantes do Bloco de Esquerda.

Marisa Matias atirou para cima da mesa os temas da adopção por famílias homossexuais e das taxas moderadoras no aborto anuladas pelo actual governo, lembrando que, no passado, Marcelo Rebelo de Sousa se manifestou contra a despenalização do aborto.

“Uma coisa é a posição enquanto cidadão, outra enquanto Presidente”, atirou o ex-comentador político já num tom presidencial, defendendo que Cavaco Silva deve promulgar o diploma que anula as taxas moderadoras no aborto e que na adopção o que interessa “é a protecção da criança”.

Marisa Matias ainda pegou na lança do BES, acusando Marcelo por ter manifestado que “a banca portuguesa estava blindada e segura e que tinha inteira confiança no governador do Banco de Portugal” e concluindo que “acaba por haver lesados do Dr. Marcelo Rebelo de Sousa” na queda do Banco.

Mas o professor contrapôs que mudou de opinião, por ter agora mais informação disponível, graças à ajuda “da senhora doutora Mariana Mortágua” na “comissão de inquérito notável” ao BES.

Depois do elogio à deputada bloquista, Marcelo chegou a baralhar-se, chamando “Catarina” a Marisa Matias, e acabou por colar a opositora bloquista ao PSD, quando defendeu António Costa no caso do Orçamento Rectificativo e na solução encontrada para o Banif, contra aquela que foi a posição do Bloco.

Freitas do Amaral apoia Marcelo

Entretanto, em entrevista à TVI, Freitas do Amaral manifestou publicamente o seu apoio a Marcelo Rebelo de Sousa.

O histórico do CDS salienta que vai votar no professor, não apenas pela amizade de “mais de 20 anos” que os une, mas porque “é um dos políticos mais inteligentes, mais competentes e mais capazes de exercer a função presidencial como ela deve ser exercida”.

“Não encontro ninguém com o mesmo nível de conhecimentos constitucionais, administrativos, financeiros e internacionais”, nem “ninguém com uma experiência política tão forte da vida política portuguesa na era da democracia”, frisa Freitas do Amaral.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quantas calorias se queimam quando não se faz nada? Uma fórmula matemática dá a resposta

Uma fórmula que leva em conta o peso, a idade e altura consegue estimar a quantidade mínima de calorias que cada um de nós precisa para viver, o que ajuda nos cálculos para a perda …

Politico tentou vender "conteúdos" para promover presidência portuguesa da UE. Governo rejeitou

O jornal Politico propôs ao Governo uma campanha de publicidade de forma a "realçar o papel da presidência portuguesa da União Europeia". Portugal rejeitou. O Público avança, esta segunda-feira, que o jornal digital Politico propôs ao …

Marques Mendes aponta nomes para remodelação no Governo (e indica substituto de Costa)

No habitual espaço de opinião na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a pandemia, o processo de vacinação, a remodelação governamental e comentou ainda o facto de Rui Rio ter acabado com o tabu …

DGS corrige Marcelo. Vacinação de crianças saudáveis depende sempre de indicação médica

O pedido dos pais não é suficiente para que crianças saudáveis, com idades entre os 12 e os 15 anos, sejam vacinadas. Será "sempre necessária" a indicação do clínico assistente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Especialistas preocupados com a possibilidade da covid-19 potenciar o Alzheimer

Com muitos recuperados a queixarem-se de névoa cerebral, dificuldades de concentração e confusão após a covid-19, vários investigadores estão a tentar perceber se as infeções podem ter consequências a longo prazo para o cérebro. Os …

Nova teoria sugere que a Islândia é “a ponta” de um continente desconhecido

Uma equipa de geólogos acredita que a Islândia não é uma ilha, mas sim uma parte de um continente até aqui desconhecido. A nova teoria geológica defende que a Islândia pode ser o último remanescente exposto …

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …