Mário Centeno: “Não podemos criar uma crise na tentativa de prevenir uma crise futura”

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

“A discussão sobre a introdução de um fundo europeu de garantia de depósitos [European Deposit Insurance Scheme​ – EDIS] tem evoluído bastante. Há dois anos seria porventura acertado falar de um tabu em alguns países, neste momento já não é assim”, indicou o ministro das Finanças Mário Centeno.

Em declarações ao Público esta terça-feira, na véspera da reunião onde os ministros das finanças da zona euro irão discutir o que é preciso para completar a união bancária, o presidente do Eurogrupo, afirmou estar confiante na concretização desse objetivo.

“Em junho de 2018, os líderes europeus introduziram pela primeira vez o objetivo de iniciar negociações para o EDIS nas suas conclusões. De seguida, elevámos a discussão do nível técnico para o nível de secretários de Estado, ou seja, a um nível político. Identificámos as características de uma união bancária completa e em velocidade de cruzeiro, e definimos os passos necessários para lá chegar”, explicou.

“No último Eurogrupo ficou claro que este roteiro para completar a união bancária está ao nosso alcance. Há um novo clima de compromisso à volta da mesa”, completou.

Mário Centeno defendeu, porém, que é preciso ter cautela. “O erro que muitos cometeram até há pouco tempo foi olhar para o EDIS e para cada uma destas peças em isolamento. O que está em cima da mesa é um leque amplo de iniciativas que terão de ser levadas a cabo de forma gradual, sem provocar qualquer sobressalto nos mercados financeiros. Não podemos criar uma crise na tentativa de prevenir uma crise futura”, sublinhou.

“Estas peças incluem um reforço dos instrumentos para lidar com bancos em dificuldades, harmonizando regras de supervisão e resolução bancárias; medidas para incentivar a diversificação de carteiras de títulos soberanos e reduzir a fragmentação; a proteção de depósitos, entre outros”, enunciou o governante.

O compromisso para o EDIS “é hoje mais fácil devido à enorme redução de riscos nas nossas economias, que abre caminho a novos passos no sentido de completar a gestão dos riscos agora a um nível europeu”, indicou o ministro das Finanças português.

“Refiro-me à clara redução dos níveis de malparado e também à tendência de redução do rácio da dívida pública. Portugal é um dos maiores exemplos deste esforço e do seu sucesso”, esclareceu ainda.

Questionado pelo Público sobre a data em se pode esperar ter esta componente da união bancária concluída, o ministro das Finanças avançou que, “depois da criação das autoridades únicas de supervisão e de resolução bancárias, o terceiro e último pilar da União Bancária é a criação de um fundo de garantia de depósitos europeu. É, porventura, o mais complexo em termos técnicos e políticos”.

E acrescentou: “Não é por acaso que nos Estados Unidos este passo de integração dos modelos nacionais de garantia de depósitos demorou 80 anos e foram precisas mais de 150 propostas ao Congresso. Na Europa, estou seguro que vamos ser muito mais rápidos. Não temos uma data precisa em mente e não creio que isso seja um problema nesta fase”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …