Marinha procura barco desaparecido desde quarta-feira. Sete a nove pessoas a bordo

Rui Marote / funchalnoticias.net

A Marinha Portuguesa está a realizar buscas a 518 quilómetros de Peniche para detetar uma embarcação que lançou um alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), disse à Lusa o porta-voz daquela força armada.

A bordo poderão estar “entre sete e nove tripulantes”, avança a Marinha, citada pelo jornal Público. Já a TSF apurou que serão dez pessoas, nove pescadores e um biólogo.

A embarcação, identificada como “Parma”, está registada na Horta, nos Açores, mas a tripulação e o mestre são a zona de Peniche, adianta ainda o Jornal de Notícias.

Fernando Pereira da Fonseca, porta-voz da Marinha, referiu que foi recebido um alerta pela autoridade marítima, mas as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação ocorreram “sem sucesso”. Além de terem sido mobilizadas as embarcações que se encontram na área marítima de Peniche, a Marinha mobilizou para o local uma corveta e o navio-patrulha oceânico “Viana do Castelo”, sediados nos Açores. Também se encontra a caminho um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa.

Fernando Pereira da Fonseca admitiu, contudo, que por vezes as autoridades são confrontadas com alertas gerados inadvertidamente pelas embarcações, provocados por avaria no equipamento, condições do mar adversas que podem despoletar o mecanismo ou mesmo queda à água do instrumento.

Num comunicado entretanto divulgado, a Marinha explica que “está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50” de quarta-feira, acrescentando que “se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes”.

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que “indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche”.

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada “tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento”, não tendo sido localizados “quaisquer objetos pertencentes à mesma”.

A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios “Viana do Castelo” e “António Enes”, e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP apresenta programa eleitoral que inclui “reforma fiscal”

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apresenta esta terça-feira formalmente o programa eleitoral do partido para as legislativas, que inclui um pacote de medidas de “reforma fiscal”, em cerimónia pública, num hotel lisboeta. O líder do …

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …

Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros. É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço …

Maior central elétrica do país está há oito meses à espera de uma nova licença ambiental

A maior central elétrica do país está há oito meses à espera que a sua licença ambiental, essencial para que possa permanecer em operação, seja renovada. Apesar da morosidade do procedimento, e de a licença original …

Esta terça-feira vai poder ver o eclipse parcial da Lua

A Lua vai estar, esta terça-feira, na sombra da Terra devido a um eclipse parcial que vai poder ser visto em Portugal. Este fenómeno vai ser visível, a partir das 21h01, hora em que a Lua …

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais, a paragem obrigatória do sistema judicial que ocorre entre 16 de julho e 31 de agosto, escreve o Diário de Notícias esta terça-feira. Em declarações ao matutino, …