Marinha perdeu caixa com mil munições. Um civil encontrou-a na estrada

Tiago Petinga / Lusa

A caixa com mil munições estava a ser transportada para a Escola de Fuzileiros, no Barreiro, quando caiu. Encontrada por um automobilista, a Marinha garante que não há mais material em falta.

“Um cunhete [caixa] de mil munições de 9mm caiu da viatura de transporte. A equipa de transporte não se apercebeu da queda da caixa”, refere a Marinha num comunicado enviado à agência Lusa.

A Marinha está a investigar a queda de uma caixa com mil munições durante o transporte para a Escola de Fuzileiros, no Vale de Zebro, Barreiro, encontrada posteriormente por um automobilista que entregou à polícia.

O caso ocorreu na quarta-feira durante o transporte das munições retraídas da última missão dos Fuzileiros na Lituânia, que chegaram a Portugal por via marítima e estavam a ser transportadas para a Escola de Fuzileiros, no Barreiro, distrito de Setúbal.

A caixa com as munições acabou por ser recolhida por um condutor civil e foi entregue à PSP de Setúbal.

“A caixa com as munições foi recolhida por um condutor civil, que seguia atrás das viaturas de transporte, e entregue em segurança à PSP de Setúbal, que fez chegar esta informação à Defesa Nacional”, acrescenta o documento.

Fonte da Marinha disse à Lusa que foi aberto um “processo de averiguações, com carácter de urgência”, para apurar as causas do incidente, assegurando não existir nenhum material em falta.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. tudo na tropa anda escorregadio é difícil entender? ou será que os jornalistas andam mais atentos? ontem um oficial da treta informava que os militares tem sempre água para beber? será que esta coisa fez serviço militar ou já nasceu oficial? para quem por lá andou deve confirmar que se fazem treinos de esforço e resistência de vários tipos e formas, há os que resistem a tudo e mais e há os básicos que deveriam ter ficado com a mamã e o papá, é que agora são voluntários não foi o meu caso, no meio destes há ainda aqueles que apenas se oferecem para o serviço militar porque nada sabem fazer ou são incapacitados militares, estes apenas se oferecem para fazer qualquer coisa e receber ao fim do mês, estes são aqueles que sustentam os oficiais incapacitados? Os oficiais que treinam os militares terão que ter consciência que estes quando estiverem em perigo tenham condições de resposta para qualquer situação e a saibam enfrentar e se defender, os treinos tem que ser levados aos limites porque na guerra os limites não existem. O problema atual é o mesmo das escolas infantis as crianças vão para a escola e os paizinhos estão constantemente em cima deles? o filho está tudo bem, já comeste, já bebeste, já fizeste chichi e cocó, isto só acontece porque os meninos todos andam de telemóvel ou outras modernices, quando vão para a tropa coitadinhos, os paizinhos como tem um filho incapacitado, devido à cobertura que teve na sua infantilidade e depois na juventude, quando vão para a tropa vão sentir falta destas mordomias? ainda á dias uma mãezinha dizia, o meu filho foi obrigado a comer terra, provavelmente a terra era a fruta, porque se ela soubesse que se tem que andar nos esgotos, aguas podres e até sobreviver às balas ou outras coisa bem piores não falaria assim, o que ela criou foi um bebé e este quis ser homem? não é nada fácil?

  2. Perder ou esquecer um objecto pode acontecer a qualquer um de nós, e eu que o diga.
    Presentemente na Armada Portuguesa, no meu tempo de Marinheiro, uma simples Bala de qualquer calibre fazia parte do nosso inventário obrigatório. E DA NOSSA INTEIRA RESPONSABILIDADE.
    Que eu tenha conhecimento, NUNCA FORAM ROUBADAS ARMAS OU MONIÇÕES, no meu longo tempo de serviço militar obrigatório na altura de Salazar e Marcelo

  3. Acho bem que se façam homens nos Comandos. Na ausência da água amotinavam-se e despachavam os oficiais que não a providenciavam. As facas de mato ajudariam. Não o fizeram, morreram que se f…

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …