Marinha perdeu caixa com mil munições. Um civil encontrou-a na estrada

Tiago Petinga / Lusa

A caixa com mil munições estava a ser transportada para a Escola de Fuzileiros, no Barreiro, quando caiu. Encontrada por um automobilista, a Marinha garante que não há mais material em falta.

“Um cunhete [caixa] de mil munições de 9mm caiu da viatura de transporte. A equipa de transporte não se apercebeu da queda da caixa”, refere a Marinha num comunicado enviado à agência Lusa.

A Marinha está a investigar a queda de uma caixa com mil munições durante o transporte para a Escola de Fuzileiros, no Vale de Zebro, Barreiro, encontrada posteriormente por um automobilista que entregou à polícia.

O caso ocorreu na quarta-feira durante o transporte das munições retraídas da última missão dos Fuzileiros na Lituânia, que chegaram a Portugal por via marítima e estavam a ser transportadas para a Escola de Fuzileiros, no Barreiro, distrito de Setúbal.

A caixa com as munições acabou por ser recolhida por um condutor civil e foi entregue à PSP de Setúbal.

“A caixa com as munições foi recolhida por um condutor civil, que seguia atrás das viaturas de transporte, e entregue em segurança à PSP de Setúbal, que fez chegar esta informação à Defesa Nacional”, acrescenta o documento.

Fonte da Marinha disse à Lusa que foi aberto um “processo de averiguações, com carácter de urgência”, para apurar as causas do incidente, assegurando não existir nenhum material em falta.

  // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. tudo na tropa anda escorregadio é difícil entender? ou será que os jornalistas andam mais atentos? ontem um oficial da treta informava que os militares tem sempre água para beber? será que esta coisa fez serviço militar ou já nasceu oficial? para quem por lá andou deve confirmar que se fazem treinos de esforço e resistência de vários tipos e formas, há os que resistem a tudo e mais e há os básicos que deveriam ter ficado com a mamã e o papá, é que agora são voluntários não foi o meu caso, no meio destes há ainda aqueles que apenas se oferecem para o serviço militar porque nada sabem fazer ou são incapacitados militares, estes apenas se oferecem para fazer qualquer coisa e receber ao fim do mês, estes são aqueles que sustentam os oficiais incapacitados? Os oficiais que treinam os militares terão que ter consciência que estes quando estiverem em perigo tenham condições de resposta para qualquer situação e a saibam enfrentar e se defender, os treinos tem que ser levados aos limites porque na guerra os limites não existem. O problema atual é o mesmo das escolas infantis as crianças vão para a escola e os paizinhos estão constantemente em cima deles? o filho está tudo bem, já comeste, já bebeste, já fizeste chichi e cocó, isto só acontece porque os meninos todos andam de telemóvel ou outras modernices, quando vão para a tropa coitadinhos, os paizinhos como tem um filho incapacitado, devido à cobertura que teve na sua infantilidade e depois na juventude, quando vão para a tropa vão sentir falta destas mordomias? ainda á dias uma mãezinha dizia, o meu filho foi obrigado a comer terra, provavelmente a terra era a fruta, porque se ela soubesse que se tem que andar nos esgotos, aguas podres e até sobreviver às balas ou outras coisa bem piores não falaria assim, o que ela criou foi um bebé e este quis ser homem? não é nada fácil?

  2. Perder ou esquecer um objecto pode acontecer a qualquer um de nós, e eu que o diga.
    Presentemente na Armada Portuguesa, no meu tempo de Marinheiro, uma simples Bala de qualquer calibre fazia parte do nosso inventário obrigatório. E DA NOSSA INTEIRA RESPONSABILIDADE.
    Que eu tenha conhecimento, NUNCA FORAM ROUBADAS ARMAS OU MONIÇÕES, no meu longo tempo de serviço militar obrigatório na altura de Salazar e Marcelo

  3. Acho bem que se façam homens nos Comandos. Na ausência da água amotinavam-se e despachavam os oficiais que não a providenciavam. As facas de mato ajudariam. Não o fizeram, morreram que se f…

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …