Marinha dos EUA admite ter mais vídeos de OVNIs

US Navy

OVNI avistado pela Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos (EUA) tem vídeos não vistos de objetos voadores não identificados (OVNIs) mas não divulgará as imagens para não “prejudicar a segurança nacional”, disse recentemente um porta-voz.

Esta confirmação surgiu em resposta a um pedido apresentado pelo website Black Vault, no âmbito da Lei de Liberdade de Informação. Ao abrigo da mesma lei, a plataforma já partilhou outros documentos relacionados com OVNIs, facultados pela CIA e por agências governamentais, informou o Science Alert.

O Black Vault apresentou o pedido em abril de 2020 – apenas um dia após terem sido desclassificados três vídeos gravados por pilotos da Marinha. Mais de dois anos depois o governo respondeu, confirmando a existência de mais vídeos mas negando o pedido devido a questões de segurança nacional.

“A divulgação desta informação prejudicará a segurança nacional, uma vez que pode fornecer aos adversários informações valiosas sobre operações, vulnerabilidades e/ou capacidades do Departamento de Defesa”, escreveu Gregory Cason, vice-diretor do gabinete responsável pela Lei de Liberdade de Informação na Marinha.

Cason acrescentou que a Marinha só conseguiu desclassificar os três vídeos lançados em abril de 2020 porque estes tinham sido previamente divulgados pelos meios de comunicação social e sido “amplamente discutidos no domínio público”.

Curiosamente, na sua resposta ao pedido do Black Vault, a Marinha não ocultou a existência de mais vídeos.

Em maio de 2022, o Departamento de Defesa norte-americano realizou a sua primeira audiência pública sobre OVNIs desde os anos 60, na qual foi analisado um relatório do Pentágono, de junho de 2021. O documento continha relatos de 144 avistamentos testemunhados por pilotos da Marinha desde 2004.

Mais recentemente, o departamento anunciou que receberá financiamento federal para abrir um novo gabinete, centrado exclusivamente na gestão de relatórios de avistamentos de OVNIs pelo Exército, Marinha e Força Aérea dos EUA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.