Marijuana pode reverter o processo de envelhecimento cerebral

Cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, sugerem que a marijuana pode afetar o cérebro dos idosos de forma bastante diferente do que nos jovens. Em vez de prejudicar a memória e a aprendizagem como acontece nos jovens, a substância parece reverter os declínios cognitivos dos roedores mais velhos.

O principal autor do estudo publicado na Nature Medicine, Andreas Zimmer, e a sua equipa deram doses baixas de Tetra-hidrocanabinol (THC), a substância ativa da marijuana, a camundongos jovens e idosos.

Como esperado, os roedores jovens tratados com THC tiveram um desempenho pior nos testes de memória, demoraram mais tempo a aprender onde é que estavam as plataformas escondidas num labirinto de água e tiveram mais dificuldade em reconhecer alguns animais que já tinham conhecido antes.

Sem a substância, os ratos idosos tiveram resultados piores que os jovens, mas depois de receberem o THC, os camundongos mais velhos tiveram resultados semelhantes aos dos jovens que não foram submetidos ao tratamento.

Quando os cientistas examinaram os cérebros dos ratos idosos tratados, repararam que os neurónios do hipocampo – a região responsável pelo pensamento crítico necessário para a memória e aprendizagem – tinham criado mais células dendríticas, os prolongamentos dos neurónios que permitem a receção de estímulos nervosos.

Aliás, o padrão dos genes dos idosos tratados com THC era radicalmente diferente. “Isto é algo que não esperávamos: os animais mais velhos que receberam THC pareciam muito semelhantes aos jovens sem tratamento”, destacou Zimmer.

A descoberta levanta a possibilidade de o THC e outros canabinóides agirem como moléculas anti-envelhecimento no cérebro.

Estudo em idosos humanos

O estudo dos efeitos da marijuana em adultos mais velhos não é muito frequente, já que a maioria dos estudos se foca nos jovens.

“Devido à preocupação com a saúde pública, as investigações focam-se maioritariamente nos efeitos da marijuana na adolescência”, afirmou o cientista Mark Ware, da Universidade McGill, no Canadá, que não participou no novo estudo.

O curioso é que o uso de marijuana entre pessoas mais velhas tem vindo a aumentar drasticamente nos últimos anos, ao mesmo tempo que a imagem negativa associada à substância também se vai alterando.

Um estudo publicado no início de 2017 mostrou que o uso da droga por pessoas com idades entre 50 e 64 anos aumentou 60% entre 2006 e 2013, e entre idosos de mais de 65 anos, o uso aumentou 250%.

No entanto, Andreas Zimmer não recomenda que os idosos comecem a consumir marijuana para melhorar a memória e aprendizagem, porque ainda terão de ser realizados testes em humanos para comprovar se os resultados observados nas cobaias também serão vistos nas pessoas.

Os cientistas da universidade alemã já conseguiram o apoio do governo alemão e assim que as licenças para a investigação estiverem aprovadas, vão iniciar os testes em idosos com problemas cognitivos leves.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …