Marido de Isabel dos Santos condenado a um ano de prisão no Congo

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, no Dubai.

O empresário Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos e genro do Presidente angolano José Eduardo dos Santos foi acusado de fraude no setor imobiliário e acredita que a condenação tem motivações políticas.

O marido de Isabel dos Santos afirmou na quinta-feira que foi condenado, por fraude no mercado imobiliário, a um ano de prisão na República Democrática do Congo. Este episódio, aliado à instabilidade política que se vive no Congo, poderá afetar a relação entre os dois países vizinhos – Angola e a República Democrática do Congo.

Dokolo nasceu no antigo Zaire e é colecionador de arte. É um forte opositor do Presidente da República Democrática do Congo, por isso acredita que a sua sentença tem por base motivações políticas.

“Esta condenação é tão bruta. Parece que o Kabila e a ANR – serviços secretos – já não estão sequer preocupados com as aparências”, afirmou Sindika Dokolo, citado pelo Público.

“Acabo de inaugurar uma fábrica de 400 milhões de dólares, J Kabila – o Presidente da República Democrática do Congo – condena-me a um ano de prisão por uma parcela de terreno”, considera Sindika Dokolo, assim como que “não é credível” que o condenem por ter roubado um milhão quando investiu 400 milhões na fábrica – mais de 340 milhões de euros.

Sindika Dokolo refere-se a uma nova unidade fabril de cimento angolana, inaugurada na quarta-feira. “O oficial de Justiça que me convocou não existe na lista do tribunal. Sem justiça, não há desenvolvimentos”, disse.

Também o líder da oposição congolesa, Moise Katumbi, foi condenado no mês passado por fraude no sector imobiliário, algum tempo depois de ter anunciado a sua candidatura para substituir o Presidente Kabila.

As eleições estavam inicialmente marcadas para Novembro do ano passado, mas foram adiadas em diversas ocasiões, levando a manifestações violentas nas ruas que já provocaram a morte a dezenas de pessoas. O Governo justifica que os adiamentos são causados por problemas no registo dos milhões de eleitores mas a oposição acusa Joseph Kabila de se estar a agarrar ao poder.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …