Marido de Isabel dos Santos condenado a um ano de prisão no Congo

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, no Dubai.

O empresário Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos e genro do Presidente angolano José Eduardo dos Santos foi acusado de fraude no setor imobiliário e acredita que a condenação tem motivações políticas.

O marido de Isabel dos Santos afirmou na quinta-feira que foi condenado, por fraude no mercado imobiliário, a um ano de prisão na República Democrática do Congo. Este episódio, aliado à instabilidade política que se vive no Congo, poderá afetar a relação entre os dois países vizinhos – Angola e a República Democrática do Congo.

Dokolo nasceu no antigo Zaire e é colecionador de arte. É um forte opositor do Presidente da República Democrática do Congo, por isso acredita que a sua sentença tem por base motivações políticas.

“Esta condenação é tão bruta. Parece que o Kabila e a ANR – serviços secretos – já não estão sequer preocupados com as aparências”, afirmou Sindika Dokolo, citado pelo Público.

“Acabo de inaugurar uma fábrica de 400 milhões de dólares, J Kabila – o Presidente da República Democrática do Congo – condena-me a um ano de prisão por uma parcela de terreno”, considera Sindika Dokolo, assim como que “não é credível” que o condenem por ter roubado um milhão quando investiu 400 milhões na fábrica – mais de 340 milhões de euros.

Sindika Dokolo refere-se a uma nova unidade fabril de cimento angolana, inaugurada na quarta-feira. “O oficial de Justiça que me convocou não existe na lista do tribunal. Sem justiça, não há desenvolvimentos”, disse.

Também o líder da oposição congolesa, Moise Katumbi, foi condenado no mês passado por fraude no sector imobiliário, algum tempo depois de ter anunciado a sua candidatura para substituir o Presidente Kabila.

As eleições estavam inicialmente marcadas para Novembro do ano passado, mas foram adiadas em diversas ocasiões, levando a manifestações violentas nas ruas que já provocaram a morte a dezenas de pessoas. O Governo justifica que os adiamentos são causados por problemas no registo dos milhões de eleitores mas a oposição acusa Joseph Kabila de se estar a agarrar ao poder.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turismos de Portugal e Espanha querem "confinar" população na Península Ibérica. Fronteiras só abrem em julho

Os Turismos de Portugal e Espanha estão a preparar campanhas de promoção para captar os 55 milhões de habitantes dos dois país durante o verão. De acordo com o semanário Expresso, Portugal e Espanha preparam-se para …

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …