Duque de Edimburgo anuncia abandono de funções reais

O Príncipe Filipe deixará de desempenhar funções reais a partir do outono, anunciou esta quinta-feira o Palácio de Buckingham, depois de a Rainha ter convocado uma reunião de emergência durante a madrugada.

Segundo a BBC, a decisão de deixar de desempenhar funções reais foi tomada pelo próprio Príncipe Filipe e conta com o apoio da Rainha Isabel II.

O duque de Edimburgo, que faz 96 anos de idade no próximo mês, vai estar presente em eventos já agendados até agosto mas, a partir daí, não serão aceites novos convites.

O anúncio da Casa Real britânica põe fim às especulações que logo começaram a circular na imprensa, depois dos funcionários terem sido convocados esta madrugada para uma reunião de emergência.

Agendado para esta manhã e descrito como “pouco habitual”, o encontro deu eco a rumores de que o motivo estaria relacionado com eventuais problemas de saúde da Rainha, que completou recentemente 91 anos, ou do seu marido.

Na reunião estiveram presentes os funcionários do Castelo de Balmoral, na Escócia, do Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e da mansão privada de Sandringham, no condado inglês de Norfolk.

Isabel II, que no passado mês de fevereiro celebrou os 65 anos de reinado, acaba de regressar a Buckingham, a residência oficial na capital do Reino Unido, depois de ter passado a Páscoa em Windsor.

A rainha, de 91 anos, e o duque de Edimburgo sofreram problemas de saúde no mês de dezembro, na altura do Natal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …