Duque de Edimburgo anuncia abandono de funções reais

1

O Príncipe Filipe deixará de desempenhar funções reais a partir do outono, anunciou esta quinta-feira o Palácio de Buckingham, depois de a Rainha ter convocado uma reunião de emergência durante a madrugada.

Segundo a BBC, a decisão de deixar de desempenhar funções reais foi tomada pelo próprio Príncipe Filipe e conta com o apoio da Rainha Isabel II.

O duque de Edimburgo, que faz 96 anos de idade no próximo mês, vai estar presente em eventos já agendados até agosto mas, a partir daí, não serão aceites novos convites.

O anúncio da Casa Real britânica põe fim às especulações que logo começaram a circular na imprensa, depois dos funcionários terem sido convocados esta madrugada para uma reunião de emergência.

Agendado para esta manhã e descrito como “pouco habitual”, o encontro deu eco a rumores de que o motivo estaria relacionado com eventuais problemas de saúde da Rainha, que completou recentemente 91 anos, ou do seu marido.

Na reunião estiveram presentes os funcionários do Castelo de Balmoral, na Escócia, do Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e da mansão privada de Sandringham, no condado inglês de Norfolk.

Isabel II, que no passado mês de fevereiro celebrou os 65 anos de reinado, acaba de regressar a Buckingham, a residência oficial na capital do Reino Unido, depois de ter passado a Páscoa em Windsor.

A rainha, de 91 anos, e o duque de Edimburgo sofreram problemas de saúde no mês de dezembro, na altura do Natal.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.