Marido da ministra das Finanças vai ser julgado por 5 crimes

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

António José Albuquerque, marido da ministra das Finanças, vai aguardar julgamento com termo de identidade e residência, depois de ter sido acusado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa de dois crimes de injúria, dois crimes de difamação com publicidade e por um crime de coação na forma tentada.

Em causa está uma troca de mensagens escritas com um jornalista do Diário Económico, em setembro do ano passado, em que o marido da ministra ameaçou ir-lhe “aos cornos”.

António Albuquerque, ex-editor executivo do Económico, reagiu a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves a 22 de setembro, “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?“, onde questionava a forma escolhida pelo governo e pelo Banco de Portugal para resgatar o BES e argumentava que se o banco fosse vendido abaixo do valor do Fundo de Resolução poderia haver consequências para os contribuintes.

Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o diretor do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu diretor são uns cabrões fdp”.

Segundo o i noticiou na altura, o jornalista Filipe Alves pediu que António Albuquerque lhe enviasse um pedido de desculpas formal pelas ameaças e ofensas que recebeu. Em resposta ao pedido, não foram enviadas desculpas, mas sim uma carta onde ameaça novamente o jornalista com um processo por este ter descoberto a sua morada.

Segundo o jornal, no dia em que foram trocadas as SMS, Filipe Alves terá efetuado vários contactos a pedir esclarecimentos ao gabinete da ministra das Finanças.

Não tendo surgido qualquer pedido de desculpas, o jornalista avançou com uma queixa no Ministério Público, que agora considerou que, com estas mensagens, António José Albuquerque praticou um crime de tentativa de coação.

Os dois crimes de injúria e os dois de difamação com publicidade têm a ver com declarações do marido da ministra ao i e ao Correio da Manhã sobre o episódio com o jornalista.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Não me parece. O homem revela tanta agressividade e falta de nível que não me espantaria se a Marilú de vez em quando, lá em casa, levasse uma arrochada no toutiço.

  1. É por estas que se vê o gabarito deste pessoal que governa o país. Armam-se em gente fina, sendo, afinal, tão grosseiros como qualquer brutamontes.

  2. AII JESUSA como vai este PAIS ,..diga la sr CONTENTE, que quem nos governa é gente FORMADA E BOA ou assim assim riss….
    OHHH sr FELIZZ,antã na éee..riss ahah tudoé gente fURMADA uiu em HONORYS CAUSA,cu prémios NOBILYS,LIXENXIADAS,OS e na so ,uiui ahahaha ,aiaia se es les descu cubrissimus as cARRECASS aiaia ,era so ERRUS e+++ERUS e.. uiui dava para MUITAS CONXULTASS aos NUERITUS e na xoo iiiiiiii……

    A.G.P.

  3. Parece ser este o lado escuro e vernáculo do governo…
    Só espero que a justiça de facto funcione! Para além do termo de identidade e residência, acho que ao tal Albuquerque deveria ser também aplicada uma trelinha ou um tranquilizante. tanta agressividade deve te causas profundas.

  4. Este é o tipo de gente que nos (des)governa, por mais que disfarcem já não conseguem!Agora esqueçam-se nas eleições quem nos rouba para proteger os ricos, patrões, etc… e quem tenta esconder tudo com mentiras após mentiras!!!

  5. Parece anjinha e está casada com um brutamontes monstro!! Oxalá seja preso, e tenha que pagar uma boa indeminização!! Gente mesquinha… parasitas!!!

    • Oh Armandinho até parece que já experimentou a brutice do monstrinho, ao que parece reservada a machos que se metam com a protegida dama!

RESPONDER

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …