Marido da ministra das Finanças vai ser julgado por 5 crimes

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

António José Albuquerque, marido da ministra das Finanças, vai aguardar julgamento com termo de identidade e residência, depois de ter sido acusado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa de dois crimes de injúria, dois crimes de difamação com publicidade e por um crime de coação na forma tentada.

Em causa está uma troca de mensagens escritas com um jornalista do Diário Económico, em setembro do ano passado, em que o marido da ministra ameaçou ir-lhe “aos cornos”.

António Albuquerque, ex-editor executivo do Económico, reagiu a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves a 22 de setembro, “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?“, onde questionava a forma escolhida pelo governo e pelo Banco de Portugal para resgatar o BES e argumentava que se o banco fosse vendido abaixo do valor do Fundo de Resolução poderia haver consequências para os contribuintes.

Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o diretor do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu diretor são uns cabrões fdp”.

Segundo o i noticiou na altura, o jornalista Filipe Alves pediu que António Albuquerque lhe enviasse um pedido de desculpas formal pelas ameaças e ofensas que recebeu. Em resposta ao pedido, não foram enviadas desculpas, mas sim uma carta onde ameaça novamente o jornalista com um processo por este ter descoberto a sua morada.

Segundo o jornal, no dia em que foram trocadas as SMS, Filipe Alves terá efetuado vários contactos a pedir esclarecimentos ao gabinete da ministra das Finanças.

Não tendo surgido qualquer pedido de desculpas, o jornalista avançou com uma queixa no Ministério Público, que agora considerou que, com estas mensagens, António José Albuquerque praticou um crime de tentativa de coação.

Os dois crimes de injúria e os dois de difamação com publicidade têm a ver com declarações do marido da ministra ao i e ao Correio da Manhã sobre o episódio com o jornalista.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Não me parece. O homem revela tanta agressividade e falta de nível que não me espantaria se a Marilú de vez em quando, lá em casa, levasse uma arrochada no toutiço.

  1. É por estas que se vê o gabarito deste pessoal que governa o país. Armam-se em gente fina, sendo, afinal, tão grosseiros como qualquer brutamontes.

  2. AII JESUSA como vai este PAIS ,..diga la sr CONTENTE, que quem nos governa é gente FORMADA E BOA ou assim assim riss….
    OHHH sr FELIZZ,antã na éee..riss ahah tudoé gente fURMADA uiu em HONORYS CAUSA,cu prémios NOBILYS,LIXENXIADAS,OS e na so ,uiui ahahaha ,aiaia se es les descu cubrissimus as cARRECASS aiaia ,era so ERRUS e+++ERUS e.. uiui dava para MUITAS CONXULTASS aos NUERITUS e na xoo iiiiiiii……

    A.G.P.

  3. Parece ser este o lado escuro e vernáculo do governo…
    Só espero que a justiça de facto funcione! Para além do termo de identidade e residência, acho que ao tal Albuquerque deveria ser também aplicada uma trelinha ou um tranquilizante. tanta agressividade deve te causas profundas.

  4. Este é o tipo de gente que nos (des)governa, por mais que disfarcem já não conseguem!Agora esqueçam-se nas eleições quem nos rouba para proteger os ricos, patrões, etc… e quem tenta esconder tudo com mentiras após mentiras!!!

  5. Parece anjinha e está casada com um brutamontes monstro!! Oxalá seja preso, e tenha que pagar uma boa indeminização!! Gente mesquinha… parasitas!!!

    • Oh Armandinho até parece que já experimentou a brutice do monstrinho, ao que parece reservada a machos que se metam com a protegida dama!

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …