Marido da ministra das Finanças vai ser julgado por 5 crimes

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

António José Albuquerque, marido da ministra das Finanças, vai aguardar julgamento com termo de identidade e residência, depois de ter sido acusado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa de dois crimes de injúria, dois crimes de difamação com publicidade e por um crime de coação na forma tentada.

Em causa está uma troca de mensagens escritas com um jornalista do Diário Económico, em setembro do ano passado, em que o marido da ministra ameaçou ir-lhe “aos cornos”.

António Albuquerque, ex-editor executivo do Económico, reagiu a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves a 22 de setembro, “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?“, onde questionava a forma escolhida pelo governo e pelo Banco de Portugal para resgatar o BES e argumentava que se o banco fosse vendido abaixo do valor do Fundo de Resolução poderia haver consequências para os contribuintes.

Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o diretor do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu diretor são uns cabrões fdp”.

Segundo o i noticiou na altura, o jornalista Filipe Alves pediu que António Albuquerque lhe enviasse um pedido de desculpas formal pelas ameaças e ofensas que recebeu. Em resposta ao pedido, não foram enviadas desculpas, mas sim uma carta onde ameaça novamente o jornalista com um processo por este ter descoberto a sua morada.

Segundo o jornal, no dia em que foram trocadas as SMS, Filipe Alves terá efetuado vários contactos a pedir esclarecimentos ao gabinete da ministra das Finanças.

Não tendo surgido qualquer pedido de desculpas, o jornalista avançou com uma queixa no Ministério Público, que agora considerou que, com estas mensagens, António José Albuquerque praticou um crime de tentativa de coação.

Os dois crimes de injúria e os dois de difamação com publicidade têm a ver com declarações do marido da ministra ao i e ao Correio da Manhã sobre o episódio com o jornalista.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Não me parece. O homem revela tanta agressividade e falta de nível que não me espantaria se a Marilú de vez em quando, lá em casa, levasse uma arrochada no toutiço.

  1. É por estas que se vê o gabarito deste pessoal que governa o país. Armam-se em gente fina, sendo, afinal, tão grosseiros como qualquer brutamontes.

  2. AII JESUSA como vai este PAIS ,..diga la sr CONTENTE, que quem nos governa é gente FORMADA E BOA ou assim assim riss….
    OHHH sr FELIZZ,antã na éee..riss ahah tudoé gente fURMADA uiu em HONORYS CAUSA,cu prémios NOBILYS,LIXENXIADAS,OS e na so ,uiui ahahaha ,aiaia se es les descu cubrissimus as cARRECASS aiaia ,era so ERRUS e+++ERUS e.. uiui dava para MUITAS CONXULTASS aos NUERITUS e na xoo iiiiiiii……

    A.G.P.

  3. Parece ser este o lado escuro e vernáculo do governo…
    Só espero que a justiça de facto funcione! Para além do termo de identidade e residência, acho que ao tal Albuquerque deveria ser também aplicada uma trelinha ou um tranquilizante. tanta agressividade deve te causas profundas.

  4. Este é o tipo de gente que nos (des)governa, por mais que disfarcem já não conseguem!Agora esqueçam-se nas eleições quem nos rouba para proteger os ricos, patrões, etc… e quem tenta esconder tudo com mentiras após mentiras!!!

  5. Parece anjinha e está casada com um brutamontes monstro!! Oxalá seja preso, e tenha que pagar uma boa indeminização!! Gente mesquinha… parasitas!!!

    • Oh Armandinho até parece que já experimentou a brutice do monstrinho, ao que parece reservada a machos que se metam com a protegida dama!

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …