Marido da ministra das Finanças vai ser julgado por 5 crimes

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

António José Albuquerque, marido da ministra das Finanças, vai aguardar julgamento com termo de identidade e residência, depois de ter sido acusado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa de dois crimes de injúria, dois crimes de difamação com publicidade e por um crime de coação na forma tentada.

Em causa está uma troca de mensagens escritas com um jornalista do Diário Económico, em setembro do ano passado, em que o marido da ministra ameaçou ir-lhe “aos cornos”.

António Albuquerque, ex-editor executivo do Económico, reagiu a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves a 22 de setembro, “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?“, onde questionava a forma escolhida pelo governo e pelo Banco de Portugal para resgatar o BES e argumentava que se o banco fosse vendido abaixo do valor do Fundo de Resolução poderia haver consequências para os contribuintes.

Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o diretor do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu diretor são uns cabrões fdp”.

Segundo o i noticiou na altura, o jornalista Filipe Alves pediu que António Albuquerque lhe enviasse um pedido de desculpas formal pelas ameaças e ofensas que recebeu. Em resposta ao pedido, não foram enviadas desculpas, mas sim uma carta onde ameaça novamente o jornalista com um processo por este ter descoberto a sua morada.

Segundo o jornal, no dia em que foram trocadas as SMS, Filipe Alves terá efetuado vários contactos a pedir esclarecimentos ao gabinete da ministra das Finanças.

Não tendo surgido qualquer pedido de desculpas, o jornalista avançou com uma queixa no Ministério Público, que agora considerou que, com estas mensagens, António José Albuquerque praticou um crime de tentativa de coação.

Os dois crimes de injúria e os dois de difamação com publicidade têm a ver com declarações do marido da ministra ao i e ao Correio da Manhã sobre o episódio com o jornalista.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Não me parece. O homem revela tanta agressividade e falta de nível que não me espantaria se a Marilú de vez em quando, lá em casa, levasse uma arrochada no toutiço.

  1. É por estas que se vê o gabarito deste pessoal que governa o país. Armam-se em gente fina, sendo, afinal, tão grosseiros como qualquer brutamontes.

  2. AII JESUSA como vai este PAIS ,..diga la sr CONTENTE, que quem nos governa é gente FORMADA E BOA ou assim assim riss….
    OHHH sr FELIZZ,antã na éee..riss ahah tudoé gente fURMADA uiu em HONORYS CAUSA,cu prémios NOBILYS,LIXENXIADAS,OS e na so ,uiui ahahaha ,aiaia se es les descu cubrissimus as cARRECASS aiaia ,era so ERRUS e+++ERUS e.. uiui dava para MUITAS CONXULTASS aos NUERITUS e na xoo iiiiiiii……

    A.G.P.

  3. Parece ser este o lado escuro e vernáculo do governo…
    Só espero que a justiça de facto funcione! Para além do termo de identidade e residência, acho que ao tal Albuquerque deveria ser também aplicada uma trelinha ou um tranquilizante. tanta agressividade deve te causas profundas.

  4. Este é o tipo de gente que nos (des)governa, por mais que disfarcem já não conseguem!Agora esqueçam-se nas eleições quem nos rouba para proteger os ricos, patrões, etc… e quem tenta esconder tudo com mentiras após mentiras!!!

  5. Parece anjinha e está casada com um brutamontes monstro!! Oxalá seja preso, e tenha que pagar uma boa indeminização!! Gente mesquinha… parasitas!!!

    • Oh Armandinho até parece que já experimentou a brutice do monstrinho, ao que parece reservada a machos que se metam com a protegida dama!

RESPONDER

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …