/

Maria Luís fica, Passos indica Carlos Moedas para comissário europeu

potugal.gov.pt

Carlos Moedas, secretário de Estado adjunto do Primeiro-ministro

O nome indicado por Passos Coelho para integrar a futura comissão europeia foi o de Carlos Moedas, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

Esta quinta-feira, quando foi anunciado que o nome do comissário português seria divulgado hoje, uma fonte do gabinete de Passos Coelho disse que, antes de divulgar o nome do comissário europeu publicamente, o primeiro-ministro queria falar com o recém-eleito presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker – uma conversa deverá ter ocorrido ontem à noite.

Há cerca de 15 dias, Passos Coelho tinha apontado o final do mês de julho como o prazo limite para Portugal indicar um representante para integrar a futura comissão europeia. O nome da ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque – a opção sugerida por Juncker a Passos – foi um dos que mais gerou polémica nos últimos dias.

Carlos Moedas, atual secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro que ocupa o cargo há três anos, foi um dos protagonistas nas negociações com os representantes da troika – Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia.

Coordenador do setor económico do Gabinete de Estudos do PSD, Carlos Moedas foi cabeça de lista por Beja nas últimas legislativas, tendo sido eleito, passando o PSD a ter um deputado pelo distrito alentejano pela primeira vez desde 1995.

Carlos Moedas fez parte da equipa social-democrata que negociou a aprovação do Orçamento do Estado para 2011, ao lado de Eduardo Catroga.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.