Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco.

Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas em Portugal 5.198 Marias. Em segundo lugar no top, ficou novamente Leonor, com 1.451, seguido de Matilde, com 1.374, que já tinha ficado nesta posição no ano passado.

O quarto lugar é ocupado pelo nome Carolina (1064), seguido de Beatriz (974), Alice (915), Benedita (896), Mariana (794), Ana (782) e, por fim, Francisca (774).

Em relação aos nomes masculinos, Francisco foi, pela primeira vez, o nome mais popular, com 1.618 registos. No ano passado, o primeiro lugar foi para João, que passou para a segunda posição este ano, com 1.544 registos. Em terceiro lugar, ficou Santiago, com 1.391.

Em quarto lugar surge Afonso (1227) e Gabriel (1208) logo a seguir, no quinto lugar. Em sexto o nome Duarte (1197), seguido de Lourenço (1188), Miguel (1159), Rodrigo (1143) e Tomás (1132).

A lista dos dez nomes de rapazes e de raparigas que o matutino divulgou esta terça-feira confirma, novamente, o gosto tradicional dos portugueses. Ainda assim, se nos centrarmos nas posições mais baixas, é possível encontrar nomes mais fora do comum.

Numa entrevista ao Observador, em 2015, uma especialista em onomástica explicou que “a maior parte dos portugueses tem um nome que já existia na família”, uma tradição com “um caráter muitíssimo conservador” que “garante que, de tantas em tantas gerações, os mesmos nomes reapareçam“.

Este é o caso do nome Maria, que tem já uma popularidade muito antiga, relacionada com uma altura em que as crianças só podiam ser registadas com nomes de santos. Já o fenómeno João tem outra explicação: segundo o Observador, a tendência surgiu nos anos 90, altura em que ultrapassou José na popularidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …