Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco.

Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas em Portugal 5.198 Marias. Em segundo lugar no top, ficou novamente Leonor, com 1.451, seguido de Matilde, com 1.374, que já tinha ficado nesta posição no ano passado.

O quarto lugar é ocupado pelo nome Carolina (1064), seguido de Beatriz (974), Alice (915), Benedita (896), Mariana (794), Ana (782) e, por fim, Francisca (774).

Em relação aos nomes masculinos, Francisco foi, pela primeira vez, o nome mais popular, com 1.618 registos. No ano passado, o primeiro lugar foi para João, que passou para a segunda posição este ano, com 1.544 registos. Em terceiro lugar, ficou Santiago, com 1.391.

Em quarto lugar surge Afonso (1227) e Gabriel (1208) logo a seguir, no quinto lugar. Em sexto o nome Duarte (1197), seguido de Lourenço (1188), Miguel (1159), Rodrigo (1143) e Tomás (1132).

A lista dos dez nomes de rapazes e de raparigas que o matutino divulgou esta terça-feira confirma, novamente, o gosto tradicional dos portugueses. Ainda assim, se nos centrarmos nas posições mais baixas, é possível encontrar nomes mais fora do comum.

Numa entrevista ao Observador, em 2015, uma especialista em onomástica explicou que “a maior parte dos portugueses tem um nome que já existia na família”, uma tradição com “um caráter muitíssimo conservador” que “garante que, de tantas em tantas gerações, os mesmos nomes reapareçam“.

Este é o caso do nome Maria, que tem já uma popularidade muito antiga, relacionada com uma altura em que as crianças só podiam ser registadas com nomes de santos. Já o fenómeno João tem outra explicação: segundo o Observador, a tendência surgiu nos anos 90, altura em que ultrapassou José na popularidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …