É proibido, mas o marfim de elefante continua à venda no eBay (e de forma camuflada)

(dr) Moving Animals

Uma pesquisa da Universidade de Kent descobriu que o marfim de elefante ainda é vendido no eBay, apesar da sua política proibir o comércio desta matéria.

O tráfico de vida selvagem na internet continua a ser um dos grandes problemas do mundo, sendo a sua deteção um verdadeiro desafio para as autoridades.

Apesar dos esforços da aplicação da lei, a procura por produtos ilegais provenientes de vida selvagem online continua a aumentar. Em alguns casos, os fornecedores adotam o uso de “palavras-chave” para disfarçar a venda de itens ilícitos.

Sofia Venturini e David Roberts investigaram a deturpação de materiais em descrições de anúncios de netsuke no eBay, no Reino Unido. “Netsukes” são objetos esculpidos, presos à corda do quimono japonês e geralmente feitos de marfim de elefante.

Foi feita uma comparação entre os materiais declarados pelos fornecedores e a identificação dos autores com base nas imagens dos anúncios. Como não era eticamente desejável obter os itens físicos para análise, os investigadores verificaram o marfim de elefante autêntico analisando a presença de linhas de Schreger (um padrão único encontrado no marfim de elefante).

Segundo o Phys, os especialistas descobriram que o marfim de elefante autêntico era descrito com mais frequência como osso nos anúncios de netsuke.

Além disso, a equipa descobriu que apenas uma pequena percentagem (entre 1,3% e 6,9%) desses anúncios de objetos feitos de marfim de elefante, tinha sido removida pelo eBay.

De acordo com os investigadores, se o eBay estivesse a aplicar a sua política (introduzida em 2008) sobre o marfim, esses itens teriam sido removidos e haveria uma grande possibilidade da procura diminuir.

“Apesar da política do eBay em relação a produtos animais e selvagens, ainda existe comércio de marfim, principalmente escondido em outros materiais não restritos”, disse Roberts.

O especialista assume que “embora detetar vendas ilegais de itens de marfim possa ser particularmente difícil, empresas como o eBay têm os recursos e os dados que poderiam ser mobilizados para enfrentar o desafio do comércio ilegal de animais selvagens”, sugere.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente …

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

"A gratidão não prescreve". Marcelo quer condecorar todos os militares do 25 de Abril até 2024

Até aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar todos os militares envolvidos na conspiração que levou à queda da ditadura. Na sexta-feira passada, o …

DGS considera que quem esteve infetado só precisa de uma dose da vacina

A recomendação ainda pode vir a ser alterada, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que quem esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2 só necessita de uma dose da vacina. Uma fonte oficial do organismo disse …