/

“Marcha árdua”. Coreia do Norte enfrenta ameaça de fome sem precedentes

5

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu à população que se prepare para tempos difíceis, comparando a fome atual com a vivida no país na década de 1990, que originou entre centenas de milhares e dois a três milhões de mortos.

O líder norte-coreano já tinha indicado que o país enfrenta a pior situação económica “de sempre” devido à pandemia, às sanções internacionais e desastres naturais. Segundo a BBC, citada pelo Público, o encerramento da fronteira com a China diminuiu 80% do comércio em 2020, após ter caído em 2018 com o alargamento das sanções da ONU.

“Decidi pedir ao Partido dos Trabalhadores que se organize a todos os níveis, incluindo no seu Comité Central, para travar outra ‘marcha árdua’, mais difícil, para aliviar o nosso povo da dificuldade, mesmo que apenas um pouco”, afirmou, numa conferência do partido. “Marcha árdua” é o termo usado pelos norte-coreanos para se referirem à fome dos anos de 1990, que deixou o país dependente de ajuda externa durante anos.

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, Tomás Ojea Quintana, disse num relatório recente que há no país “pessoas a morrer à fome e um aumento do número de crianças e de pessoas mais velhas a pedir nas ruas, com as suas famílias incapazes de as sustentar”.

Outro relatório, de uma investigadora da Human Rights Watch, referiu que “quase não há comida a entrar no país vinda China”, apontando para um maior número de “pedintes” e pessoas a morrer “à fome zona de fronteira”, sem “sabão, pasta de dentes ou pilhas”.

De acordo com o Guardian, alguns peritos dizem que a situação não se vai transformar numa fome generalizada porque a China não o permitirá, tentando evitar assim uma onda  de refugiados.

  Taísa Pagno //

5 Comments

  1. Seria interessante saber qual a posição do PCP sobre esta situação. Como grande proprietário (isento de IMIs) e abastado economicamente poderia ajudar os colegas da Coreia do Norte. Também poderiam vender os foguetões e mísseis que fabricam. HIPOCRISIA

  2. Vai alimentando a população com promessas comunistas! Afinal o mundo comunista anda muito desalinhado, cada qual puxa para o seu lado, malditos ditadores da pior espécie!

  3. O mundo tem uns governantes inacreditáveis!!!! Parece anedótico, irreal…. como é que pessoas com estes atributos podem estrar no poder???????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.