/

Marcelo encontra-se com Trump em junho na Casa Branca

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, no final de junho, disse hoje à agência Lusa fonte da Presidência.

Segundo a mesma fonte, o encontro entre os dois chefes de Estado ainda não tem uma data marcada. “Confirma-se o encontro no final de junho, mas sem data marcada. Em princípio será ir e vir, não será uma visita de Estado”, explicou a fonte.

De acordo com o Expresso, o Presidente português começou por tentar que o encontro coincidisse com a sua presença nos EUA para as comemorações do 10 de junho, mas a agenda falhou para essa altura por o Presidente americano ter programa uma deslocação a Singapura para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Mas, segundo o Expresso, foi entretanto garantida a disponibilidade de Trump para receber Marcelo no final do próximo mês, em data ainda a confirmar.

O Presidente português vai e vem a Washington, acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva já tinha marcado para essa altura encontros com congressistas e outros políticos americanos luso-descendentes.

Santos Silva anunciou, aliás, que 2018 será um “ano chave” nas relações bilaterais.

O futuro da base das Lages no âmbito da nova política geo-estratégica da administração Trump será um dos temas obrigatórios a tratar, quer por Marcelo, quer por Santos Silva.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.