Marcelo elogia Governo e diz que “há tempo para divergir”

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa teceu elogios à celeridade do Governo na aprovação do Programa de Estabilização Económica e Social, em discussão esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

“No essencial, o que o Governo tem feito é correto: é importante haver um plano de estabilização e o orçamento suplementar é urgentíssimo”, afirmou o Presidente da República, num elogio ao Executivo de António Costa, esta quinta-feira.

As medidas que estão a ser preparadas em Bruxelas, em particular o Fundo de Recuperação anunciado pelo Conselho Europeu e a decisão do Banco Central Europeu de “injetar mais liquidez na economia, comprando dívida pública e baixando taxas de juro”, também mereceram elogios por parte de Marcelo Rebelo de Sousa.

“O somatório destas duas realidades pode permitir que os números finais não sejam tão brutais e graves como se não existissem estas duas bazucas“, disse o chefe de Estado, citado pelo Público.

Questionado pelos jornalistas sobre se não tem reparos a fazer ao Governo, Marcelo sublinhou a importância de haver um consenso nacional sobre o que é essencial. “Todos sabem que em democracia não há unanimismos, há várias posições para o futuro, mas, no imediato, há pontos mínimos que são consensuais.”

“Há tempo, quando for caso disso, de os chefes de Estado e de Governo divergirem num ou noutro ponto”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …