Marcelo assume que Carla Alves é “um peso político negativo”

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na tarde desta quinta-feira que, com “os factos conhecidos”, o caso Carla Alves, a nova secretária de Estado da Agricultura, não tem “inconstitucionalidades”.

“Do ponto de vista do direito não é arguida, acusada… Neste momento não há nenhum caso inconstitucionalidade”, frisou, citado pelo Diário de Notícias, assumindo, contudo, que “é evidente que é um peso político negativo”.

Na manhã desta quinta-feira, foi noticiado o arresto de contas conjuntas que a nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem com o marido e ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira, informação divulgada menos de 24 horas depois da tomada de posse da governante.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Em causa estão vários negócios celebrados entre 2006 e 2015, que envolvem também uma sociedade, um empresário e o reitor do antigo seminário deste concelho do distrito de Bragança.

De acordo com a investigação, foram detetadas nas contas do casal ao longo de vários anos divergências entre os valores depositados e declarados.

Questionado sobre se a governante deveria ser demitida, Marcelo disse apenas que, em abstrato, as pessoas deveriam ter a capacidade de fazer a auto-análise se têm condições de exercer as suas funções, especialmente nos dias de hoje, em que o escrutínio e a exigência é muito maior do que “há 10 ou 20 anos”.

“Alguém, em abstrato, que tem uma ligação familiar próxima com alguém que é acusado num processo tem à partida tem uma limitação política”, considerou ainda o chefe de Estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.