Marcelo apela ao prolongamento do lay-off (e deixa elogios a Rio)

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, instou esta quarta-feira o Governo a prolongar o regime de lay-off caso existam condições para tal, visando proteger trabalhadores e postos de emprego durante a pandemia.

“Há que ponderar até que ponto é possível ou não, e o Governo saberá, prolongar o lay-off um pouco mais se houver disponibilidades financeiras, nomeadamente europeias, porque o lay-off tem sido uma almofada amortecedora”, disse o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à entrada para um almoço no restaurante Valenciana, em Lisboa, o primeiro no pós-desconfinamento.

Aludindo aos números do desemprego revelados esta quarta-feira, que dão conta que o desemprego disparou 22% em abril face ao período homólogo, Marcelo recordou que existem “centenas de milhares de trabalhadores que não passaram ao desemprego e estão num compasso de espera a acompanhar a retoma da atividade económica“.

Marcelo referiu que o aumento do desemprego “era esperado”, mas salientou, “como disse a ministra do Trabalho” que ainda “é muito contido por causa do lay-off”.

Nesta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda elogios ao líder do PSD, Rui Rio.

“Um agradecimento especial por ter sabido colocar o interesse nacional acima do interesse partidário”, disse o chefe de Estado nesta quarta-feira, dias depois de o primeiro-ministro, António Costa, o lançar para uma recandidatura a Belém.

Pouco antes desta declaração do semanário Expresso revelou que Marcelo Rebelo de Sousa vai almoçar com o líder social democrata já na próxima sexta-feira.

À agência Lusa, fonte oficial do partido confirmou o almoço em Ovar, que esteve em estado de calamidade pública de 17 de março a 17 de abril e sujeito a 31 dias de cerco sanitário com controlo de circulação no território e encerramento da maioria da atividade empresarial. Além de Marcelo e Rio, o almoço contará também com Salvador Malheiro, autarca do PSD em Ovar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …