Marcas de elétricos fazem promoções para competir pelos cheques de apoio

1

Marcas estão a descer os preços estrategicamente para se poderem enquadrar nos limites para o apoio de 4000 euros para a compra de elétricos.

O Fundo Ambiental esgotou em tempo recorde, com os 1425 incentivos previstos para a aquisição de veículos elétricos a acabar em menos de uma semana.

Agora, com o apoio de 4000 euros garantido, os consumidores partem para as compras, e as marcas automóveis estão a reagir com campanhas promocionais para se manterem competitivas na caça aos clientes com os cheques, relata o Jornal de Negócios.

Este ano, o Governo alterou as regras do programa, permitindo a candidatura ao incentivo antes da compra do veículo, o que aumentou significativamente a adesão. Para beneficiar do apoio, os candidatos precisam de entregar um carro antigo (com mais de 10 anos e movido a combustão) e adquirir um elétrico que não ultrapasse os 38 500 euros (com IVA e todas as despesas incluídas) no caso de ligeiros de passageiros até cinco lugares. Para veículos com capacidade superior a cinco lugares, o teto é de 55 000 euros.

Perante este cenário, várias marcas estão a ajustar os preços dos seus modelos elétricos. A Renault, por exemplo, colocou em campanha o novo Scénic, habitualmente comercializado a partir de 40 690 euros, agora anunciado a 29 950 euros mais IVA para empresas.

Para particulares, o preço final, com todas as despesas e impostos, desce para 36 838 euros — já dentro dos limites do programa. Com o apoio de 4000 euros, o custo para o consumidor final pode baixar para 32 838 euros.

Também a Smart lançou uma “Campanha de Primavera”, oferecendo o modelo #3 a 29 500 euros mais IVA, tornando-o elegível para o incentivo. A marca sublinha que tanto o #1 como o #3 podem agora ser adquiridos com apoio do Fundo Ambiental.

Estas campanhas estão a aumentar ligeiramente a variedade de modelos disponíveis para quem já garantiu o apoio. A Salvador Caetano, por sua vez, preparou uma lista com quase três dezenas de modelos, como o Dacia Spring e o BYD Atto 3, que cumprem os requisitos do programa, permitindo assim aos consumidores uma escolha mais alargada no caminho para a mobilidade elétrica.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.