Marcano sofre lesão grave e não deve jogar mais esta época

O defesa central dos dragões Iván Marcano tem uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e vai ser operado.

A informação foi avançada esta quinta-feira FC Porto, sem indicar o tempo de paragem do futebolista espanhol. O habitual titular no eixo defensivo dos ‘dragões’ contraiu a lesão no treino desta manhã, no centro de estágios no Olival, numa altura em que a equipa prepara o regresso à I Liga de futebol, depois da interrupção devido à pandemia de covid-19.

Na curta nota divulgada no site oficial do FC Porto na Internet, apenas é referido que o jogador, de 32 anos, vai “ser submetido a uma intervenção cirúrgica logo que estejam reunidas as melhores condições clínicas para o fazer”.

Tendo em conta a gravidade da lesão, o jogador deve enfrentar um longo período de paragem e falhar o que resta da temporada.

O central, que esta temporada regressou ao clube da invicta, depois uma época ao serviço dos italianos da Roma, contabiliza, até ao momento, um total de seis golos em 37 jogos em todas as competições. É um dos centrais mais utilizados pelo FC Porto.

No treino desta quinta-feira, Sérgio Conceição voltou a chamar o guarda-redes Francisco Meixedo, o médio Fábio Vieira e o avançado João Mário, sendo que Marcano é agora a única baixa no plantel, quando faltam cerca de duas semanas para o campeonato ser retomado, com o reinício previsto para 4 de junho.

A equipa tem agendada nova sessão de treino na sexta-feira, no centro de estágios no Olival, novamente na parte da manhã.

Com 25 jornadas disputadas na I Liga, o FC Porto comanda a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica, e 14 que o Sporting de Braga, 3.º classificado.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …