Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França.

De acordo com a BBC, as perucas com tranças foram parte do desfile da marca japonesa Comme Des Garçons, na Paris Fashion Week, em França, para apresentar a sua coleção masculina outono-inverno.

As críticas não se fizeram esperar, com muitos utilizadores nas redes sociais a acusar a marca de roupa de apropriação cultural e de ter promovido um espetáculo “ofensivo”, uma vez que aquelas tranças estão associadas à cultura africana.

Na sua conta de Instagram, o cabeleireiro da marca, Julien d’Ys, esclareceu que a sua inspiração para o desfile foi a de um príncipe egípcio, e que nunca foi sua intenção magoar ou ofender alguém.

O cabeleireiro decidiu publicar uma imagem de um dos desenhos mostrados à empresa antes do desfile, usando hashtags que reforçam a inspiração egípcia, como #égyptienboy e #pharaon.

“A inspiração para as perucas do desfile de moda masculina Comme des Garçons FW’20 foi a aparência de um príncipe egípcio. Nunca foi nossa intenção desrespeitar ou ferir alguém — pedimos profundas e sinceras desculpas por qualquer ofensa que tenha causado”, escreveu a marca num comunicado citado pela emissora britânica.

Em 2018, a empresa fundada pela estilista japonesa Rei Kawakubo já tinha sido criticada pela falta de diversidade das suas manequins femininas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E o cabeleireiro ainda pede desculpa por isso? E se começarmos a acusar de apropriação cultural as negras e negros que alisam o cabelo e/ou o pintam de amarelo? Pode-se começar pela Isabel dos Santos já que vai começar a ter montes de processos judiciais. É só mais um. O mundo está a seguir um péssimo caminho!…

  2. Meu Deus, isto começa a chegar a um ridículo…
    E sobre quem disse isto: “espetáculo “ofensivo”, uma vez que aquelas tranças estão associadas à cultura africana.” – esse sim é um grande racista!!!!

  3. Essa carneirada alienada do Facebook anda com as prioridades todas trocadas!…
    Tem que levar respostas à letra (e não “pedidos de desculpas”) para ver se acordam para a vida!..

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …