/

Há um mapa que mostra como tudo na Física está interligado (e são apenas 8 minutos)

1

A Física é um enorme e complexo campo. Mas, felizmente, houve alguém que conseguiu organizar todas as áreas desta ciência num só mapa que mostra como tudo – desde os buracos negros até ao teletransporte quântico -, explicando como  todas se conectam entre si. 

Mesmo para quem é conhecedor da disciplina, não é assim tão fácil descobrir como todos estes conceitos se encaixam. Afinal de contas, até Stephen Hawking teve dificuldades para criar uma “teoria de tudo”.

Contudo, e com a preciosa ajuda do youtuber Dominic Walliman, fica um pouco mais fácil perceber como é que todos estes ramos se juntam – desde dos primórdios da física clássica e Isaac Newton até à relatividade de Einstein e a física quântica.

Através do vídeo, Walliman leva-nos passo a a passo através das conexões da Física, resumindo, quase magicamente, a história da disciplina em apenas 8 minutos.

Passamos desde o episódio da queda da maça na cabeça de Newton até às tentativas mais recentes de “espiar” buracos negros e encontrar uma só teoria que unifique a gravidade e a mecânica quântica.

O vídeo mostra que há um “abismo de ignorância” que os físicos precisam de preencher antes de conseguirmos entender como funciona realmente o universo, o que inclui mistérios como a matéria e as energias escuras.

Basicamente, o que Walliman nos mostra é que quanto mais aprendemos, mais percebemos o tanto que ainda nos falta aprender. O download do mapa pode ser feito em alta qualidade no perfil do youtuber no Flickr.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.