Energia escura pode ser razão pela qual o tempo não anda para trás

É uma daquelas coisas que sabemos quase instintivamente – o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?

Esta simples pergunta continua a incomodar os físicos. Afinal, existem certos processos físicos que são, na verdade, reversíveis no tempo – esses processos parecem iguais, independentemente do modo como são executados.

Por exemplo, a gravidade opera da mesma maneira, independentemente da seta do tempo: um planeta vai orbitar uma estrela exatamente da mesma maneira, apenas com a direção daquela órbita invertida.

Mas há um aspeto do Universo que depende da direção da seta do tempo: a Segunda Lei da Termodinâmica, que afirma que a desordem de um sistema fechado (como o nosso Universo) deve aumentar, nunca diminuir.

Tal situação é normalmente chamada de “entropia”, e é por esta razão que os ovos partidos não podem ser reconstruidos e algo que esteja morto não pode, simplesmente, ressuscitar.

A Segunda Lei da Termodinâmica, ou segundo princípio da termodinâmica expressa que a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo. in: Wikipedia

Sistemas complexos, como as estrelas, os planetas e os seres humanos podem surgir localmente, mas requerem uma quantidade excessiva de energia para serem criados, o que só aumenta a entropia geral do sistema.

É por isso que a Segunda Lei da Termodinâmica é universalmente reconhecida como o mecanismo que dá direccionalidade ao tempo – mas entender o “como” de algo, não é o mesmo que entender o porquê.

Ligação entre energia escura e a Segunda Lei da Termodinâmica

Para compreender as origens da Seta do Tempo, dois físicos arménios, Armen Allahverdyan e Vahagn Gurzadyan, decidiram procurar uma ligação entre a chamada “energia escura” e a Segunda Lei da Termodinâmica.

A energia escura é uma substância misteriosa que é proposta como uma explicação para o facto de o Universo estar a expandir, em vez de desacelerar e desmoronar – como a nossa atual compreensão da gravidade diz que deveria acontecer.

Os cientistas realizaram uma simulação para testar como é que a órbita de um planeta mudaria, caso a energia escura estivesse ausente, ou presente, como no nosso próprio Universo.

O que os especialistas descobriram foi, no mínimo, intrigante: se a energia escura está ausente, ou se a gravidade mantém o espaço unido, um planeta orbita a sua estrela da mesma forma, independentemente de o tempo andar “para a frente” ou “para trás”.

Mas, se a energia escura mantém o espaço, eventualmente, durante imensas escalas de tempo, o planeta é atirado para longe da estrela.

O que significa que há uma direção temporal quando a energia escura é introduzida: numa direção, vemos um planeta a escapar da gravidade de uma estrela; na outra, um planeta é capturado por uma estrela e transforma-se numa parte do seu sistema.

Por enquanto, não há nada absolutamente conclusivo sobre o estudo, que foi publicado na revista Physical Review.

Os autores não estão a afirmar que a energia escura é responsável pela seta do tempo. Mas há algo sugestivo sobre o assunto – que a Segunda Lei da Termodinâmica e a energia escura podem ser duas facetas do mesmo fenómeno, alguma quantidade misteriosa do nosso Universo que transmite ou requer uma seta do tempo.

Então, da próxima vez que estiver atrasado, basta dizer que a culpa é da energia escura. Assim ninguém vai poder dizer que está errado.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?” –
    O tempo linear é uma GRANDE ilusão humana.
    O tempo apenas é. Sempre no agora. Existem ainda os conceitos de espaço/tempo e tempo/espaço, duas coisas completamente diferentes e que, se souberem o seu significado, comseguem perceber muita coisa.
    Esses cientistas mainstream ainda têm que aprender muito com a física quântica alternativa…

  2. Realmente a falta de conhecinentos cientificos espelha-se muito nos media não espevializados e de referencia! Ninguém está isento de errar mas há muitos atirados por aí bem evitáveis.
    O tempo é um valor variável nas equações que descrevem o movimento, ou seja uma medida relativamente a um padrão de referencia estabelecido como seja a velocidade de propagação da luz no vazio.
    Esta velocidade considerada constante em termos de um dado observador têm contudo implicações curiosasdecorrentes das equações e constatações que ocorrem por efeitos da interação da gravidade no conceito relativistico do edpaçoo tempo.
    Ou seja se aumentarmos a gravidade por efeitos da atracção de massas ou mesmo por aceleração ocorre o fenomeno da compressão espacial ou do tempo encurtanto as dimensões geometricas e atrazando todos os fenomenos conhevidos como se o tempo decorresse mais lentamente. Este fenómeno ocorre e é perceptivel nod relógios de akta precisão dos engenhos espaciais quer pela alteração dos efeitos graviticos quer pelas acelerações suportadas fenómeno perfeitamente de acordo com as equações da t. Da relatividade.
    Junto a objectos imensamente massivos o tempo parece a um observador fora que está quase parado!
    Etc. Muito haveria a dizer para que quem não se debruçou sobre isto entebda melhor as peculiaridades do universo.

RESPONDER

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …