Energia escura pode ser razão pela qual o tempo não anda para trás

É uma daquelas coisas que sabemos quase instintivamente – o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?

Esta simples pergunta continua a incomodar os físicos. Afinal, existem certos processos físicos que são, na verdade, reversíveis no tempo – esses processos parecem iguais, independentemente do modo como são executados.

Por exemplo, a gravidade opera da mesma maneira, independentemente da seta do tempo: um planeta vai orbitar uma estrela exatamente da mesma maneira, apenas com a direção daquela órbita invertida.

Mas há um aspeto do Universo que depende da direção da seta do tempo: a Segunda Lei da Termodinâmica, que afirma que a desordem de um sistema fechado (como o nosso Universo) deve aumentar, nunca diminuir.

Tal situação é normalmente chamada de “entropia”, e é por esta razão que os ovos partidos não podem ser reconstruidos e algo que esteja morto não pode, simplesmente, ressuscitar.

A Segunda Lei da Termodinâmica, ou segundo princípio da termodinâmica expressa que a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo.

Sistemas complexos, como as estrelas, os planetas e os seres humanos podem surgir localmente, mas requerem uma quantidade excessiva de energia para serem criados, o que só aumenta a entropia geral do sistema.

É por isso que a Segunda Lei da Termodinâmica é universalmente reconhecida como o mecanismo que dá direccionalidade ao tempo – mas entender o “como” de algo, não é o mesmo que entender o porquê.

Ligação entre energia escura e a Segunda Lei da Termodinâmica

Para compreender as origens da Seta do Tempo, dois físicos arménios, Armen Allahverdyan e Vahagn Gurzadyan, decidiram procurar uma ligação entre a chamada “energia escura” e a Segunda Lei da Termodinâmica.

A energia escura é uma substância misteriosa que é proposta como uma explicação para o facto de o Universo estar a expandir, em vez de desacelerar e desmoronar – como a nossa atual compreensão da gravidade diz que deveria acontecer.

Os cientistas realizaram uma simulação para testar como é que a órbita de um planeta mudaria, caso a energia escura estivesse ausente, ou presente, como no nosso próprio Universo.

O que os especialistas descobriram foi, no mínimo, intrigante: se a energia escura está ausente, ou se a gravidade mantém o espaço unido, um planeta orbita a sua estrela da mesma forma, independentemente de o tempo andar “para a frente” ou “para trás”.

Mas, se a energia escura mantém o espaço, eventualmente, durante imensas escalas de tempo, o planeta é atirado para longe da estrela.

O que significa que há uma direção temporal quando a energia escura é introduzida: numa direção, vemos um planeta a escapar da gravidade de uma estrela; na outra, um planeta é capturado por uma estrela e transforma-se numa parte do seu sistema.

Por enquanto, não há nada absolutamente conclusivo sobre o estudo, que foi publicado na revista Physical Review.

Os autores não estão a afirmar que a energia escura é responsável pela seta do tempo. Mas há algo sugestivo sobre o assunto – que a Segunda Lei da Termodinâmica e a energia escura podem ser duas facetas do mesmo fenómeno, alguma quantidade misteriosa do nosso Universo que transmite ou requer uma seta do tempo.

Então, da próxima vez que estiver atrasado, basta dizer que a culpa é da energia escura. Assim ninguém vai poder dizer que está errado.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?” –
    O tempo linear é uma GRANDE ilusão humana.
    O tempo apenas é. Sempre no agora. Existem ainda os conceitos de espaço/tempo e tempo/espaço, duas coisas completamente diferentes e que, se souberem o seu significado, comseguem perceber muita coisa.
    Esses cientistas mainstream ainda têm que aprender muito com a física quântica alternativa…

  2. Realmente a falta de conhecinentos cientificos espelha-se muito nos media não espevializados e de referencia! Ninguém está isento de errar mas há muitos atirados por aí bem evitáveis.
    O tempo é um valor variável nas equações que descrevem o movimento, ou seja uma medida relativamente a um padrão de referencia estabelecido como seja a velocidade de propagação da luz no vazio.
    Esta velocidade considerada constante em termos de um dado observador têm contudo implicações curiosasdecorrentes das equações e constatações que ocorrem por efeitos da interação da gravidade no conceito relativistico do edpaçoo tempo.
    Ou seja se aumentarmos a gravidade por efeitos da atracção de massas ou mesmo por aceleração ocorre o fenomeno da compressão espacial ou do tempo encurtanto as dimensões geometricas e atrazando todos os fenomenos conhevidos como se o tempo decorresse mais lentamente. Este fenómeno ocorre e é perceptivel nod relógios de akta precisão dos engenhos espaciais quer pela alteração dos efeitos graviticos quer pelas acelerações suportadas fenómeno perfeitamente de acordo com as equações da t. Da relatividade.
    Junto a objectos imensamente massivos o tempo parece a um observador fora que está quase parado!
    Etc. Muito haveria a dizer para que quem não se debruçou sobre isto entebda melhor as peculiaridades do universo.

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …