Energia escura pode ser razão pela qual o tempo não anda para trás

É uma daquelas coisas que sabemos quase instintivamente – o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?

Esta simples pergunta continua a incomodar os físicos. Afinal, existem certos processos físicos que são, na verdade, reversíveis no tempo – esses processos parecem iguais, independentemente do modo como são executados.

Por exemplo, a gravidade opera da mesma maneira, independentemente da seta do tempo: um planeta vai orbitar uma estrela exatamente da mesma maneira, apenas com a direção daquela órbita invertida.

Mas há um aspeto do Universo que depende da direção da seta do tempo: a Segunda Lei da Termodinâmica, que afirma que a desordem de um sistema fechado (como o nosso Universo) deve aumentar, nunca diminuir.

Tal situação é normalmente chamada de “entropia”, e é por esta razão que os ovos partidos não podem ser reconstruidos e algo que esteja morto não pode, simplesmente, ressuscitar.

A Segunda Lei da Termodinâmica, ou segundo princípio da termodinâmica expressa que a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo. in: Wikipedia

Sistemas complexos, como as estrelas, os planetas e os seres humanos podem surgir localmente, mas requerem uma quantidade excessiva de energia para serem criados, o que só aumenta a entropia geral do sistema.

É por isso que a Segunda Lei da Termodinâmica é universalmente reconhecida como o mecanismo que dá direccionalidade ao tempo – mas entender o “como” de algo, não é o mesmo que entender o porquê.

Ligação entre energia escura e a Segunda Lei da Termodinâmica

Para compreender as origens da Seta do Tempo, dois físicos arménios, Armen Allahverdyan e Vahagn Gurzadyan, decidiram procurar uma ligação entre a chamada “energia escura” e a Segunda Lei da Termodinâmica.

A energia escura é uma substância misteriosa que é proposta como uma explicação para o facto de o Universo estar a expandir, em vez de desacelerar e desmoronar – como a nossa atual compreensão da gravidade diz que deveria acontecer.

Os cientistas realizaram uma simulação para testar como é que a órbita de um planeta mudaria, caso a energia escura estivesse ausente, ou presente, como no nosso próprio Universo.

O que os especialistas descobriram foi, no mínimo, intrigante: se a energia escura está ausente, ou se a gravidade mantém o espaço unido, um planeta orbita a sua estrela da mesma forma, independentemente de o tempo andar “para a frente” ou “para trás”.

Mas, se a energia escura mantém o espaço, eventualmente, durante imensas escalas de tempo, o planeta é atirado para longe da estrela.

O que significa que há uma direção temporal quando a energia escura é introduzida: numa direção, vemos um planeta a escapar da gravidade de uma estrela; na outra, um planeta é capturado por uma estrela e transforma-se numa parte do seu sistema.

Por enquanto, não há nada absolutamente conclusivo sobre o estudo, que foi publicado na revista Physical Review.

Os autores não estão a afirmar que a energia escura é responsável pela seta do tempo. Mas há algo sugestivo sobre o assunto – que a Segunda Lei da Termodinâmica e a energia escura podem ser duas facetas do mesmo fenómeno, alguma quantidade misteriosa do nosso Universo que transmite ou requer uma seta do tempo.

Então, da próxima vez que estiver atrasado, basta dizer que a culpa é da energia escura. Assim ninguém vai poder dizer que está errado.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “o tempo anda para frente e nunca para trás. Mas porque será que o tempo anda sempre numa direção, e não na outra?” –
    O tempo linear é uma GRANDE ilusão humana.
    O tempo apenas é. Sempre no agora. Existem ainda os conceitos de espaço/tempo e tempo/espaço, duas coisas completamente diferentes e que, se souberem o seu significado, comseguem perceber muita coisa.
    Esses cientistas mainstream ainda têm que aprender muito com a física quântica alternativa…

  2. Realmente a falta de conhecinentos cientificos espelha-se muito nos media não espevializados e de referencia! Ninguém está isento de errar mas há muitos atirados por aí bem evitáveis.
    O tempo é um valor variável nas equações que descrevem o movimento, ou seja uma medida relativamente a um padrão de referencia estabelecido como seja a velocidade de propagação da luz no vazio.
    Esta velocidade considerada constante em termos de um dado observador têm contudo implicações curiosasdecorrentes das equações e constatações que ocorrem por efeitos da interação da gravidade no conceito relativistico do edpaçoo tempo.
    Ou seja se aumentarmos a gravidade por efeitos da atracção de massas ou mesmo por aceleração ocorre o fenomeno da compressão espacial ou do tempo encurtanto as dimensões geometricas e atrazando todos os fenomenos conhevidos como se o tempo decorresse mais lentamente. Este fenómeno ocorre e é perceptivel nod relógios de akta precisão dos engenhos espaciais quer pela alteração dos efeitos graviticos quer pelas acelerações suportadas fenómeno perfeitamente de acordo com as equações da t. Da relatividade.
    Junto a objectos imensamente massivos o tempo parece a um observador fora que está quase parado!
    Etc. Muito haveria a dizer para que quem não se debruçou sobre isto entebda melhor as peculiaridades do universo.

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …