Manuscritos esquecidos podem alterar a lenda do Rei Artur, de Merlin e do Santo Graal

Fragmentos de nova versão de “A História de Merlin” foram encontrados por acaso na biblioteca da Universidade de Bristol. Manuscritos contam pormenores diferentes da lenda arturiana.

Sete fragmentos escritos à mão que contam parte da lenda do Rei Artur foram encontrados numa das coleções especiais da biblioteca da Universidade de Bristol. A descoberta é relevante porque os manuscritos têm pequenos pormenores que divergem da história mais conhecida da lenda do antigo rei de Camelot,o que significa que esta é uma descoberta potencialmente histórica para os estudos arturianos.

A descoberta foi anunciada em comunicado da Universidade de Bristol. “Estamos muito ansiosos para descobrir mais”, declarou Leah Tether, da Sociedade Internacional Arturiana, citada pela BBC.

Os manuscritos foram encontrados por acaso, enquanto Michael Richardson, o bibliotecário, procurava materiais para estudantes que precisavam de documentos históricos da Idade Medieval. Os fragmentos estavam dentro de um livro de um autor francês do século XV, sem qualquer relação com a história do Rei Artur.

Os textos estão escritos em francês antigo e relatam a história da batalha de Trèbes, em que Merlin inspira e motiva as tropas do Rei Artur. Os especialistas pensam que esta será uma versão alternativa da Estoire de Merlin (A História de Merlin).

Entre esta versão e as outras já conhecidas foram agora encontradas diferenças “subtis, mas significativas”, nas palavras dos especialistas. As personagens que lideram as quatro divisões do exército de Artur são diferentes.

Para além disso, explica o The Guardian, na maioria das versões o inimigo de Artur, o rei Claudas, é ferido na coxa durante a batalha. Nesta versão, não se explica em pormenor a origem do ferimento. Isto significa que podemos estar perante uma interpretação diferente deste excerto, já que os “ferimentos em zonas acima do joelho são muitas vezes usados como metáforas para a impotência ou a castração”.

“Estes fragmentos da história de Merlin são um achado extraordinariamente entusiasmante, que podem ter implicações para o estudo não só deste texto, mas de outros textos relacionados que moldaram a nossa interpretação moderna da lenda arturiana”, explica Tether.

Os fragmentos, que correspondem a cerca de 20 páginas, estão danificados, o que significa que ainda demorará algum tempo a serem inteiramente decifrados. “O tempo e a pesquisa irão revelar que outros segredos podem estes fragmentos revelar sobre as lendas de Artur, Merlim e do Santo Graal”, resumiu a investigadora Tether.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …