Manuscritos esquecidos podem alterar a lenda do Rei Artur, de Merlin e do Santo Graal

Fragmentos de nova versão de “A História de Merlin” foram encontrados por acaso na biblioteca da Universidade de Bristol. Manuscritos contam pormenores diferentes da lenda arturiana.

Sete fragmentos escritos à mão que contam parte da lenda do Rei Artur foram encontrados numa das coleções especiais da biblioteca da Universidade de Bristol. A descoberta é relevante porque os manuscritos têm pequenos pormenores que divergem da história mais conhecida da lenda do antigo rei de Camelot,o que significa que esta é uma descoberta potencialmente histórica para os estudos arturianos.

A descoberta foi anunciada em comunicado da Universidade de Bristol. “Estamos muito ansiosos para descobrir mais”, declarou Leah Tether, da Sociedade Internacional Arturiana, citada pela BBC.

Os manuscritos foram encontrados por acaso, enquanto Michael Richardson, o bibliotecário, procurava materiais para estudantes que precisavam de documentos históricos da Idade Medieval. Os fragmentos estavam dentro de um livro de um autor francês do século XV, sem qualquer relação com a história do Rei Artur.

Os textos estão escritos em francês antigo e relatam a história da batalha de Trèbes, em que Merlin inspira e motiva as tropas do Rei Artur. Os especialistas pensam que esta será uma versão alternativa da Estoire de Merlin (A História de Merlin).

Entre esta versão e as outras já conhecidas foram agora encontradas diferenças “subtis, mas significativas”, nas palavras dos especialistas. As personagens que lideram as quatro divisões do exército de Artur são diferentes.

Para além disso, explica o The Guardian, na maioria das versões o inimigo de Artur, o rei Claudas, é ferido na coxa durante a batalha. Nesta versão, não se explica em pormenor a origem do ferimento. Isto significa que podemos estar perante uma interpretação diferente deste excerto, já que os “ferimentos em zonas acima do joelho são muitas vezes usados como metáforas para a impotência ou a castração”.

“Estes fragmentos da história de Merlin são um achado extraordinariamente entusiasmante, que podem ter implicações para o estudo não só deste texto, mas de outros textos relacionados que moldaram a nossa interpretação moderna da lenda arturiana”, explica Tether.

Os fragmentos, que correspondem a cerca de 20 páginas, estão danificados, o que significa que ainda demorará algum tempo a serem inteiramente decifrados. “O tempo e a pesquisa irão revelar que outros segredos podem estes fragmentos revelar sobre as lendas de Artur, Merlim e do Santo Graal”, resumiu a investigadora Tether.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …