Manuscritos, desenhos e cartas pessoais de Franz Kafka publicados online

Wikimedia

Franz Kafka

Uma coleção de documentos do autor Franz Kafka está agora disponível ao público online, após uma intensa restauração, catalogação e digitalização.

A coleção digitalizada inclui três versões preliminares da história das preparações para o casamento no país de Kafka, um caderno no qual o autor praticava o hebraico e centenas de cartas pessoais, esboços e diários de viagem.

Franz Kafka descobriu o seu talento para desenhar no seu primeiro ano de universidade. Os seus desenhos são principalmente caricaturas grotescas de pessoas que conheceu, ou esboços de si mesmo, refere a BBC.



A coleção foi deixada à Biblioteca Nacional de Israel por Max Brod, um amigo em quem Kafka confiou para queimar os seus escritos após a sua morte na década de 1920.

Contudo, Brod recusou seguir este caminho e publicou-os, fazendo com que Kafka fosse reconhecido como um dos maiores escritores do século XX.

Após a morte de Brod em 1968, a coleção Kafka desapareceu e a Biblioteca Nacional se envolveu-se numa luta “kafkiana”, que durou 11 anos, para reunir a coleção.

Os investigadores procuraram os documentos na Alemanha, Suíça e em cofres de bancos em Israel e conseguiram localiza-los em 2019.

Kafka morreu em 1924, aos 41 anos, após uma luta de sete anos contra a tuberculose.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …