Manuscrito do Terceiro Segredo de Fátima vai deixar de ser secreto

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O papa Francisco permitiu expor pela primeira vez ao público o manuscrito da Terceira Parte do Segredo de Fátima no santuário da Cova de Iria.

O empréstimo do manuscrito foi autorizado pelo papa Francisco em junho e será a peça “de maior valor simbólico” que integra a mostra “Segredo e Revelação”, que é inaugurada a 30 de novembro, explicou à agência Lusa o comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, que é também diretor do Museu do Santuário de Fátima.

“É um papel de carta muito simples da irmã Lúcia que fez correr rios de tinta”, explica. “O que lá estava escrito era para ser lido mais tarde, foi selado, acabou por ser enviado para o Vaticano” e apenas divulgado a 13 de maio de 2000 em Fátima pelo secretário de Estado do vaticano, enviado pelo papa João Paulo II.

Uma nota divulgada pelo Santuário de Fátima descreve que o manuscrito pertence ao Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, onde deu entrada em 4 de abril de 1957.

“A importância desta exposição pode ver-se também nas raras vezes que saiu do Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, um a vez que saiu apenas a pedido do papa João Paulo II após o atentado de que foi alvo e em 2000, quando se encontrou com a então carmelita Lúcia para lhe perguntar se era de facto esse o manuscrito”, acrescentou.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo alegadamente revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas: Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, os denominados “pastorinhos”, no dia 13 de Julho de 1917 na Cova da Iria. De Maio a Outubro de 1917, as três crianças afirmaram ter testemunhado a aparição de Nossa senhora de Fátima.

Nossa Senhora teria revelado um segredo constituído por três partes, de carácter profético. As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944, num documento foi guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Conheça as três partes do Segredo de Fátima na página do santuário.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …