Manuscrito do Terceiro Segredo de Fátima vai deixar de ser secreto

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O papa Francisco permitiu expor pela primeira vez ao público o manuscrito da Terceira Parte do Segredo de Fátima no santuário da Cova de Iria.

O empréstimo do manuscrito foi autorizado pelo papa Francisco em junho e será a peça “de maior valor simbólico” que integra a mostra “Segredo e Revelação”, que é inaugurada a 30 de novembro, explicou à agência Lusa o comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, que é também diretor do Museu do Santuário de Fátima.

“É um papel de carta muito simples da irmã Lúcia que fez correr rios de tinta”, explica. “O que lá estava escrito era para ser lido mais tarde, foi selado, acabou por ser enviado para o Vaticano” e apenas divulgado a 13 de maio de 2000 em Fátima pelo secretário de Estado do vaticano, enviado pelo papa João Paulo II.

Uma nota divulgada pelo Santuário de Fátima descreve que o manuscrito pertence ao Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, onde deu entrada em 4 de abril de 1957.

“A importância desta exposição pode ver-se também nas raras vezes que saiu do Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, um a vez que saiu apenas a pedido do papa João Paulo II após o atentado de que foi alvo e em 2000, quando se encontrou com a então carmelita Lúcia para lhe perguntar se era de facto esse o manuscrito”, acrescentou.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo alegadamente revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas: Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, os denominados “pastorinhos”, no dia 13 de Julho de 1917 na Cova da Iria. De Maio a Outubro de 1917, as três crianças afirmaram ter testemunhado a aparição de Nossa senhora de Fátima.

Nossa Senhora teria revelado um segredo constituído por três partes, de carácter profético. As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944, num documento foi guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Conheça as três partes do Segredo de Fátima na página do santuário.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …