Manuel Pinho pediu informações à EDP para assessorar fundo canadiano

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

Um email obtido na investigação do Ministério Público sobre a EDP revela que o antigo ministro da Economia pediu informações à elétrica para assessorar fundo canadiano.

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho, arguido na investigação do Ministério Público sobre suspeitas de corrupção envolvendo as rendas da EDP, pediu, em 2014, informações à energética para um trabalho de assessoria ao Canada Pension Plan, um fundo cujo maior investimento em Portugal é na EDP.

O episódio é revelado numa das trocas de emails que resultaram das buscas do Ministério Público na EDP, a 2 de junho de 2017, no âmbito da investigação sobre as rendas da elétrica, nomeadamente os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

O pedido de informação consta num email enviado através da secretária de Manuel Pinho no BES África. Na mensagem surgem várias questões ao diretor de planeamento da EDP, Pedro Neves Ferreira, sobre o sistema elétrico nacional, avança o Expresso.

Na troca de emails, o administrador João Manso Neto fica também a saber que Manuel Pinho teria pedido mais informações ao regulador do setor energético, Vítor Santos, na altura presidente da ERSE.

Perante este pedido, Pedro Neves Ferreira disse que estas “são perguntas que o Canada Pension Plan Investment Board lhe pagou para ele responder, como conhecedor de Portugal”, frisando que “o preocupante é ele ter pedido também contributos a Vítor Santos, que, segundo Manuel Pinho, deu uma imagem bastante negativa do país”, lê-se no e-mail.

Esta troca de emails e a contribuição de 1,2 milhões de dólares que a empresa energética fez para financiar a Universidade de Columbia, na qual Manel Pinho foi dar aulas em 2010, são fatores apresentados pelos procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto como provas da ligação entre o ex-ministro e a EDP.

Manuel Pinho não prestou declarações ao Expresso. Já a EDP confirmou a existência dos emails, que a própria empresa disponibilizou aos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …