Manuel Pinho pediu informações à EDP para assessorar fundo canadiano

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

Um email obtido na investigação do Ministério Público sobre a EDP revela que o antigo ministro da Economia pediu informações à elétrica para assessorar fundo canadiano.

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho, arguido na investigação do Ministério Público sobre suspeitas de corrupção envolvendo as rendas da EDP, pediu, em 2014, informações à energética para um trabalho de assessoria ao Canada Pension Plan, um fundo cujo maior investimento em Portugal é na EDP.

O episódio é revelado numa das trocas de emails que resultaram das buscas do Ministério Público na EDP, a 2 de junho de 2017, no âmbito da investigação sobre as rendas da elétrica, nomeadamente os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

O pedido de informação consta num email enviado através da secretária de Manuel Pinho no BES África. Na mensagem surgem várias questões ao diretor de planeamento da EDP, Pedro Neves Ferreira, sobre o sistema elétrico nacional, avança o Expresso.

Na troca de emails, o administrador João Manso Neto fica também a saber que Manuel Pinho teria pedido mais informações ao regulador do setor energético, Vítor Santos, na altura presidente da ERSE.

Perante este pedido, Pedro Neves Ferreira disse que estas “são perguntas que o Canada Pension Plan Investment Board lhe pagou para ele responder, como conhecedor de Portugal”, frisando que “o preocupante é ele ter pedido também contributos a Vítor Santos, que, segundo Manuel Pinho, deu uma imagem bastante negativa do país”, lê-se no e-mail.

Esta troca de emails e a contribuição de 1,2 milhões de dólares que a empresa energética fez para financiar a Universidade de Columbia, na qual Manel Pinho foi dar aulas em 2010, são fatores apresentados pelos procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto como provas da ligação entre o ex-ministro e a EDP.

Manuel Pinho não prestou declarações ao Expresso. Já a EDP confirmou a existência dos emails, que a própria empresa disponibilizou aos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foguete impresso em 3D está quase pronto para a sua primeira missão no Espaço

A Relativity Space é uma empresa que pretende lançar em órbita o primeiro foguete imprimido a 3D. A startup diz que já recolheu o financiamento necessário para a sua primeira missão. Com uma visão inovadora, a …

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …