Manuel Maria Carrilho acusado de ameaçar matar Bárbara Guimarães

manuelmariacarrilho.com

Manuel Maria Carrilho, professor universitário e ex-ministro da Cultura

Manuel Maria Carrilho, professor universitário e ex-ministro da Cultura

Manuel Maria Carrilho terá ameaçado matar Bárbara Guimarães e os filhos de ambos. É o que consta no despacho do Ministério Público, no âmbito da queixa da apresentadora da SIC contra o ex-ministro por violência doméstica. Tudo “falso”, garante o professor universitário.

O jornal i publicou extractos do despacho do Ministério Público, referentes à queixa apresentada por Bárbara Guimarães contra Manuel Maria Carrilho, que considera que a apresentadora de televisão foi agredida “física” e “psiquicamente”.

Uma versão que o antigo ministro da Cultura socialista nega veementemente, notando, em declarações ao jornal Público, que são “mentiras monstruosas” e que o Ministério Público não tem “prova de nada”.

“São escabrosas, dementes e, por essa razão, nunca disse uma palavra, nem em sede de instrução, nem em sede de inquérito. Aguardo ansiosamente o julgamento para fazer ver a verdade, que de resto já começou a ver-se com a acusação recente de violência doméstica contra mim”, diz ainda Manuel Maria Carrilho no Público, referindo-se ao facto de que Bárbara Guimarães também vai ser julgada por violência doméstica contra o ex-governante.

No despacho do Ministério Público divulgado pelo jornal i refere-se que o ex-ministro “quis molestar física e psiquicamente” Bárbara Guimarães, de modo a fazê-la “sentir-se um ser inferior”. No documento conclui-se também que a apresentadora vivia num “estado de medo e inquietação”.

barbara.guimaraes.oficial / Facebook

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

Bárbara Guimarães tem mantido o silêncio em torno do caso, mas o despacho do Ministério Público relata diversas agressões e insultos de que ela terá sido alvo por parte de Manuel Maria Carrilho.

Há, em particular, um relato impressionante de uma alegada discussão violenta que terá ocorrido em Agosto de 2013. Bárbara Guimarães terá sido agredida com “diversos socos e pontapés pela cabeça e pelo corpo” e terá fugido de casa. Quanto terá voltado, para buscar os filhos, o antigo ministro terá pegado numa faca, “com cerca de 30 centímetros de comprimento”, e terá ameaçado matá-la, matar as crianças e suicidar-se.

No despacho são também citados vários exemplos de agressões verbais, em que Carrilho diria a Bárbara Guimarães coisas como “és uma alcoólica, não vales nada, estás acabada, és um fiasco total, não tens cabecinha para nada, vou acabar com a tua carreira”.

Manuel Maria Carrilho, de 63 anos, e Bárbara Guimarães, de 41 anos, separaram-se em 2013, depois de mais de 13 anos de vida em comum. Têm dois filhos menores, de 11 e 5 anos respectivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois…Quando a engatou, era ministro da cultura. Alguém se lembra quanto lhe pôs na mão para fazer o tal trabalho? Esse dinheiro era nosso, de nós contribuintes. Ela (Barbara), devia saber que o amor não se compra e que os mariconsos costumam ser agressivos.Tenho pena das crianças

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …