Manuel Maria Carrilho acusado de ameaçar matar Bárbara Guimarães

manuelmariacarrilho.com

Manuel Maria Carrilho, professor universitário e ex-ministro da Cultura

Manuel Maria Carrilho, professor universitário e ex-ministro da Cultura

Manuel Maria Carrilho terá ameaçado matar Bárbara Guimarães e os filhos de ambos. É o que consta no despacho do Ministério Público, no âmbito da queixa da apresentadora da SIC contra o ex-ministro por violência doméstica. Tudo “falso”, garante o professor universitário.

O jornal i publicou extractos do despacho do Ministério Público, referentes à queixa apresentada por Bárbara Guimarães contra Manuel Maria Carrilho, que considera que a apresentadora de televisão foi agredida “física” e “psiquicamente”.

Uma versão que o antigo ministro da Cultura socialista nega veementemente, notando, em declarações ao jornal Público, que são “mentiras monstruosas” e que o Ministério Público não tem “prova de nada”.

“São escabrosas, dementes e, por essa razão, nunca disse uma palavra, nem em sede de instrução, nem em sede de inquérito. Aguardo ansiosamente o julgamento para fazer ver a verdade, que de resto já começou a ver-se com a acusação recente de violência doméstica contra mim”, diz ainda Manuel Maria Carrilho no Público, referindo-se ao facto de que Bárbara Guimarães também vai ser julgada por violência doméstica contra o ex-governante.

No despacho do Ministério Público divulgado pelo jornal i refere-se que o ex-ministro “quis molestar física e psiquicamente” Bárbara Guimarães, de modo a fazê-la “sentir-se um ser inferior”. No documento conclui-se também que a apresentadora vivia num “estado de medo e inquietação”.

barbara.guimaraes.oficial / Facebook

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

Bárbara Guimarães tem mantido o silêncio em torno do caso, mas o despacho do Ministério Público relata diversas agressões e insultos de que ela terá sido alvo por parte de Manuel Maria Carrilho.

Há, em particular, um relato impressionante de uma alegada discussão violenta que terá ocorrido em Agosto de 2013. Bárbara Guimarães terá sido agredida com “diversos socos e pontapés pela cabeça e pelo corpo” e terá fugido de casa. Quanto terá voltado, para buscar os filhos, o antigo ministro terá pegado numa faca, “com cerca de 30 centímetros de comprimento”, e terá ameaçado matá-la, matar as crianças e suicidar-se.

No despacho são também citados vários exemplos de agressões verbais, em que Carrilho diria a Bárbara Guimarães coisas como “és uma alcoólica, não vales nada, estás acabada, és um fiasco total, não tens cabecinha para nada, vou acabar com a tua carreira”.

Manuel Maria Carrilho, de 63 anos, e Bárbara Guimarães, de 41 anos, separaram-se em 2013, depois de mais de 13 anos de vida em comum. Têm dois filhos menores, de 11 e 5 anos respectivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois…Quando a engatou, era ministro da cultura. Alguém se lembra quanto lhe pôs na mão para fazer o tal trabalho? Esse dinheiro era nosso, de nós contribuintes. Ela (Barbara), devia saber que o amor não se compra e que os mariconsos costumam ser agressivos.Tenho pena das crianças

RESPONDER

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …