Manuel Alegre diz que Ana Gomes representa os socialistas (e gaba-lhe a coragem)

Mário Cruz / Lusa

O histórico socialista, Manuel Alegre

Manuel Alegre, um peso pesado do PS, gabou a “coragem da candidata” Ana Gomes em avançar para as Presidenciais, quando o partido teve “falta de comparência”.

Esta quinta-feira, o histórico socialista Manuel Alegre afirmou que a “não comparência” do PS nas eleições Presidenciais criou “um vazio” e significa até uma “desvalorização do regime semipresidencialista” que o partido ajudou a fundar.

Numa conversa online com Ana Gomes, um dos pesos pesados do PS considerou que a candidatura da socialista, que não tem o apoio do partido, “é um ato de coragem cívico e político” e representa “o espírito de resistência antifascista”.

“Queria começar por dizer que sou amigo de Marcelo Rebelo de Sousa e devo-lhe bastantes atenções, mas a eleição Presidencial não é uma coroação, é uma escolha”, disse Alegre, acrescentando que o atual Presidente e recandidato não é da sua família política, nem partilha com ele “a mesma história, a mesma memória”.

Quem representa a minha família política é a Ana Gomes, é ela que me representa e que representa os socialistas”, sublinhou.

Manuel Alegre não se referiu explicitamente ao Chega de André ventura, mas referiu que, “pela primeira vez”, haverá nestas eleições “uma candidatura que põe em causa a Constituição e as instituições democráticas”. “Lembra-me a atitude dos socialistas franceses, quando apareceu o Le Pen pai (…) Hoje o PS está reduzido a uma expressão muito pequena e a Frente Nacional tem a força que se sabe.”

O antigo deputado do PS salientou que o contexto sanitário em que decorrem as eleições, no meio de uma pandemia, “dão ainda mais valor a este combate”.

Tivemos muitos anos de fascismo, de PIDE, de censura e nunca desistimos, não íamos desistir agora e a Ana Gomes não é de desistir (…) Por isso, eu estou onde acho que devo estar, por uma história que ajudei a construir, por combates que travei com outros, com Soares, com Zenha, os que se lembram destes combates não podem subestimar a importância da candidatura de Ana Gomes e deste momento, porque os socialistas não podem desertar”, apelou.

“Só é vencido quem desiste de lutar”, disse Alegre, citando Mário Soares. “Por isso, eu estou não apenas contigo individualmente, mas também pelo que representas neste momento: a cultura do socialismo democrático que não podia perder por falta de comparência”, disse.

Ana Gomes agradeceu o apoio do histórico socialista e recordou o seu papel na construção da democracia, devolvendo com uma citação do seu poema Trova do vento que passa.

“Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não. Neste caso, dizemos não aos que querem destruir a democracia”, afirmou a candidata a Belém.

Rui Tavares, fundador do Livre – partido que, a par do PAN, apoia Ana Gomes -, também participou no debate online, depois de ter coordenado o documento com os 21 compromissos com que a candidata se apresenta ao país, em áreas como a saúde, a educação, a inovação, a cultura ou a ciência, entre outros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …