Manuel Alegre diz que Ana Gomes representa os socialistas (e gaba-lhe a coragem)

Mário Cruz / Lusa

O histórico socialista, Manuel Alegre

Manuel Alegre, um peso pesado do PS, gabou a “coragem da candidata” Ana Gomes em avançar para as Presidenciais, quando o partido teve “falta de comparência”.

Esta quinta-feira, o histórico socialista Manuel Alegre afirmou que a “não comparência” do PS nas eleições Presidenciais criou “um vazio” e significa até uma “desvalorização do regime semipresidencialista” que o partido ajudou a fundar.

Numa conversa online com Ana Gomes, um dos pesos pesados do PS considerou que a candidatura da socialista, que não tem o apoio do partido, “é um ato de coragem cívico e político” e representa “o espírito de resistência antifascista”.

“Queria começar por dizer que sou amigo de Marcelo Rebelo de Sousa e devo-lhe bastantes atenções, mas a eleição Presidencial não é uma coroação, é uma escolha”, disse Alegre, acrescentando que o atual Presidente e recandidato não é da sua família política, nem partilha com ele “a mesma história, a mesma memória”.

Quem representa a minha família política é a Ana Gomes, é ela que me representa e que representa os socialistas”, sublinhou.

Manuel Alegre não se referiu explicitamente ao Chega de André ventura, mas referiu que, “pela primeira vez”, haverá nestas eleições “uma candidatura que põe em causa a Constituição e as instituições democráticas”. “Lembra-me a atitude dos socialistas franceses, quando apareceu o Le Pen pai (…) Hoje o PS está reduzido a uma expressão muito pequena e a Frente Nacional tem a força que se sabe.”

O antigo deputado do PS salientou que o contexto sanitário em que decorrem as eleições, no meio de uma pandemia, “dão ainda mais valor a este combate”.

Tivemos muitos anos de fascismo, de PIDE, de censura e nunca desistimos, não íamos desistir agora e a Ana Gomes não é de desistir (…) Por isso, eu estou onde acho que devo estar, por uma história que ajudei a construir, por combates que travei com outros, com Soares, com Zenha, os que se lembram destes combates não podem subestimar a importância da candidatura de Ana Gomes e deste momento, porque os socialistas não podem desertar”, apelou.

“Só é vencido quem desiste de lutar”, disse Alegre, citando Mário Soares. “Por isso, eu estou não apenas contigo individualmente, mas também pelo que representas neste momento: a cultura do socialismo democrático que não podia perder por falta de comparência”, disse.

Ana Gomes agradeceu o apoio do histórico socialista e recordou o seu papel na construção da democracia, devolvendo com uma citação do seu poema Trova do vento que passa.

“Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não. Neste caso, dizemos não aos que querem destruir a democracia”, afirmou a candidata a Belém.

Rui Tavares, fundador do Livre – partido que, a par do PAN, apoia Ana Gomes -, também participou no debate online, depois de ter coordenado o documento com os 21 compromissos com que a candidata se apresenta ao país, em áreas como a saúde, a educação, a inovação, a cultura ou a ciência, entre outros.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …