Manuais escolares custam mais de 250 euros por aluno

Bindaas Madhavi / Flickr

-

As famílias com filhos em idade escolar vão voltar a ter uma despesa elevada com manuais escolares que poderá ultrapassar os 250 euros, principalmente se frequentarem o 3.º ciclo ou o secundário.

Segundo um levantamento feito pela agência Lusa, o custo dos manuais vai aumentando consoante os alunos vão avançando no ensino.

“Os preços são praticamente incomportáveis para a maioria das famílias. O único nível de ensino com menos problemas é o 1.º ciclo, onde o valor é mais baixo”, disse à Lusa Isabel Gregório, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE).

Quando entram pela primeira vez para a escola, os três livros das disciplinas principais – Estudo de Meio, Matemática e Português – custam cerca de 25 euros, mas no 2.º ano, o preço dos mesmos já sobe para 27 euros.

A subida vai sendo gradual e ligeira atingindo os 33 euros no 4.º ano do 1.º ciclo.

“Este ano, o custo dos manuais escolares é sensivelmente o mesmo que no ano passado”, disse à Lusa o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, sublinhando tratarem-se, mesmo assim, de valores muito elevados.

Quando os alunos chegam ao 2.ºciclo, a fatura dispara para os 150 euros, segundo o levantamento da Lusa que contabilizou os quatro manuais de educação física, musical, tecnológica e visual.

Mas é no 3.º ciclo que se nota o maior aumento: no 7.º ano, uma família pode gastar cerca de 260 euros em manuais, valor que desce para 250 euros no 8.º ano e para 230 euros no 9.º ano.

Ao passarem para o ensino secundário, o número de disciplinas diminui mas o preço dos livros aumenta, sendo raro encontrar manuais a menos de 25 euros (à exceção de Educação Moral e Religiosa, que custam menos de dez euros).

Uma família com um filho no 10.º ano precisa de cerca de 220 euros só para fazer face a estas despesas. No 11.º ano, os livros custam 270 euros e no último ano do ensino obrigatório, a fatura desce para os cerca de 200 euros.

No secundário, entre os manuais mais caros encontram-se os de Matemática B, que passam os 40 euros, História da Cultura e das Artes (37 euros) e Educação Física (cerca de 33 euros).

No entanto, não basta comprar os manuais, lembrou Jorge Ascensão.

Segundo as contas da Confap, “por criança, uma família que tenha que comprar todo o material gasta entre 400 a 500 euros, sendo que cada vez mais há um reaproveitamento do material escolar, como a mochila, estojo, borrachas ou compassos”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …