Manso Neto abdica de 1,7 milhões da EDP para liderar negócio de energia da Altri

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia (C), acompanhado pelo Vogal do Conselho de Administração Executivo, João Manso Neto (E), e presidente em representação da China Three Gorges Corporation, António Catroga (D)

João Manso Neto “rasgou” o acordo de não concorrência que tinha com a EDP, que previa o pagamento de 560 mil euros por ano até 2023, para se juntar à Altri.

O ex-administrador da EDP, João Manso Neto, suspeito no caso relacionado com as rendas da elétrica nacional e suspenso de funções por decisão de Carlos Alexandre, assinou um acordo de não concorrência com a EDP, assim como António Mexia.

Manso Neto iria receber 560 mil euros por ano, até 2023, além das outras regalias também atribuídas ao antigo presidente executivo da EDP. Em 2020, Manso Neto recebeu 1,65 milhões de euros em remunerações da EDP, tendo sido o segundo gestor mais bem pago da empresa, atrás de Mexia.

Agora, sabe-se que João Manso Neto decidiu “rasgar” o acordo de não concorrência para poder continuar a trabalhar na área da energia. Segundo avança o Expresso, vai em breve ser apresentado como presidente executivo da empresa de energias renováveis do grupo Altri, a Bioelétrica.

O antigo gestor da EDP assinou o acordo de cessação de funções e de não concorrência a 20 de novembro, já depois de ter sido afastado da liderança da EDP. Os valores envolvidos estão assentes nas “melhores práticas de mercado”, explicou a elétrica nacional.

A EDP entendeu que tinha de celebrar estes acordos, uma vez que os dois gestores “tiveram acesso, em decorrência e por inerência do desempenho das respetivas funções, durante um período de catorze anos, ao conhecimento e a extensa informação privilegiada e particularmente sensível no plano da concorrência relativamente à estratégia e ao negócio do Grupo EDP”.

Ainda segundo o Expresso, João Manso Neto terá abandonado a EDP desagradado com a indisponibilidade da empresa para que lá pudesse continuar a trabalhar. O antigo administrador da EDP é um dos mais experientes gestores no setor energético em Portugal depois de ter estado quase duas décadas na EDP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …