Mansão do século XVIII “viajou” 80km nos Estados Unidos à procura de um futuro melhor

Uma mansão com 255 anos foi movida este mês de Easton, em Maryland, para Queenstown, uma cidade no mesmo estado norte-americano, num percurso de 80 quilómetros que passou pelo rio e até obrigou a encerrar estradas.

Segundo a página oficial dedicada à mudança, a propriedade estava em Easton desde 1764, ano em que foi construída para os recém-casados William Nicols e Henrietta Maria.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de história, além de casa de família, a propriedade, com 600 hectares de área, serviu de plantação agrícola, precisa a SIC Notícias.

Agora, o seu novo dono, Christian Neeley, que pagou 500 mil dólares para casa, resolveu mudá-la de cidade, para instalá-la numa outra propriedade que comprou.

“Enfrentando anos de negligência desocupada e a marcha interminável de expansão suburbana, a histórica mansão de Galloway tinha um futuro sombrio”.

“A fim de impedir que esta incrível peça da história e da arquitetura norte-americana sucumba a estas forças, decidimos fazer o aparentemente impensável – pegar na casa inteira, chaminés de tijolos e tudo mais, conduzir 10 quilómetros pela cidade de Easton, carregá-la num navio que depois flutue 80 milhas através da Baía de Chesapeake até a sua nova casa em Queenstown, Maryland”, pode ler-se na página EastonHouseMove, onde estão disponíveis imagens as várias etapas do trajeto.

O percurso, com cerca de 80 quilómetros, obrigou a interromper o tráfego em várias estradas para que a casa chegasse a Queenstown, onde deverá ser morada fixa da família, tendo também a missão de recuperar as raízes dos primeiros donos.

De acordo com o The Guardian, o transporte no navio terá custado 1 milhão de dólares.

Em Queenstown, detalha a mesma publicação, a propriedade, será restaurada, visando devolver-lhe “a traça original de uma mansão georgiana”.

De acordo com o WJLA, a nova morada da casa fica apenas a 500 pés (152 metros) do túmulo da primeira proprietária.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. Os belgas derrotaram a Rússia por 3-0, num embate relativo à …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …