/

Indianos subornaram políticos. Agora querem o dinheiro de volta

Em Bengala Ocidental, um estado da Índia, há neste momento tumultos populares em vários pontos. Apesar de as manifestações serem frequentes, as reinvindicações não são as habituais.

O que as pessoas querem desta vez é que ministros e outros funcionários devolvam os subornos que elas pagaram para receberem casas ou outras coisas por parte do estado.

Tudo começou quando a ministra chefe do estado, Mamata Banerjee, incitou os funcionários que pertencem ao partido Trinamool – o mesmo a que pertence . a devolverem as comissões que receberam dos beneficiários de vários esquemas oficiais.

A seguir ao discurso, as residências de dois líderes do partido foram cercadas por manifestantes a reclamar a devolução dos subornos alegadamente pagos. Falando ao Indo-Asian News Service, um dos manifestantes disse que tencionava “ensinar a estes líderes uma lição”.

De acordo com o Expresso, o pagamento de subornos a funcionários é bastante comum na Índia. Menos comum é exigir-se que os subornos sejam devolvidos – e ainda menos que o incentivo a isso venha de cima, como no caso.

Há quem diga que o verdadeiro objetivo de Banerjee é recuperar algum do terreno que o seu partido perdeu para o de Narendra Modi, o atual primeiro-ministro, nas recentes eleições nacionais.

Relatórios de protestos organizados em todo o estado estão a surgir todos os dias, segundo BBC. Banerjee, uma líder imensamente popular e fogosa, chegou ao poder em 2011. Mas há indícios de que a sua popularidade tenha diminuído nos últimos meses.

Nas últimas eleições, o partido conseguiu apenas 22 dos 42 assentos de Bengala Ocidental – uma grande queda em relação aos 32 que venceu em 2014 – numa eleição marcada pela violência que matou vários ativistas políticos no estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.