Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

Jim Lo Scalzo / EPA

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no dia 8 de dezembro.

De acordo com a Reuters, os pagamentos, no valor de mais de 500 mil dólares em bitcoins, tiveram como destino 22 carteiras virtuais diferentes, a maioria delas pertencentes a ativistas de extrema-direita e “personalidades da Internet”. A transferência aconteceu em dezembro, antes da invasão do Capitólio, nos Estados Unidos.

“No dia 8 de dezembro, um doador enviou 28,15 BTC – aproximadamente 522.000 dólares no momento da transferência – para 22 carteiras virtuais diferentes numa única transação. Muitos destes endereços pertencem a ativistas da extrema-direita e personalidades da Internet”, lê-se no relatório da Chainalysis.

“Temos provas que sugerem que o doador era um programador francês já falecido”, acrescenta a empresa no documento.

A Chainalysis refere ainda que Nick Fuentes – uma importante personalidade da extrema-direita que foi suspensa do YouTube, no ano passado, por discurso de ódio -, foi o maior beneficiário da doação, tendo recebido uma quantia de 250 mil dólares. Fuentes foi fotografado do lado de fora do Capitólio, durante os protestos.

Além do manifestante, a empresa adianta que o Vdare.com, um site anti-imigração norte-americano, e Ethan Ralph, um streamer do grupo extremista alt-right, também foram beneficiados com as transações.

A empresa descobriu estas transferências através de um sistema de inteligência de código aberto, uma metodologia que permite a recolha e a análise de informações públicas. Todas as transferências de bitcoins são registadas na blockchain, uma rede descentralizada a que qualquer um pode ter acesso.

Suposta carta de suicídio

A análise da Chainalysis revela que as bitcoins saíram de uma carteira virtual criada em 2013, associada ao NameID, um serviço que permite aos utilizadores associar o endereço de bitcoin com a sua identidade online e endereços de e-mails. O dono desta carteira seria o tal programador francês, sob o pseudónimo de “pankkake”.

Em busca de informações sobre o responsável pela carteira virtual, os especialistas conseguiram descobrir o blog pessoal do doador, que estava inativo há sete anos.

No dia 9 de dezembro, um dia após a doação, foi publicada uma carta no site. Nela, lia-se que o autor estaria com problemas de saúde e que iria pôr fim à própria vida. Além disso, avança a empresa, o autor da carta deu indícios de que iria desfazer-se da sua fortuna.

No dia 6 de janeiro, enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória eleitoral de Joe Biden, uma multidão invadiu o Capitólio, obrigando à interrupção de trabalhos por várias horas e provocando cinco mortes. Os protestos iniciaram depois de o Presidente cessante, Donald Trump, discursar na capital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …