Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

Jim Lo Scalzo / EPA

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no dia 8 de dezembro.

De acordo com a Reuters, os pagamentos, no valor de mais de 500 mil dólares em bitcoins, tiveram como destino 22 carteiras virtuais diferentes, a maioria delas pertencentes a ativistas de extrema-direita e “personalidades da Internet”. A transferência aconteceu em dezembro, antes da invasão do Capitólio, nos Estados Unidos.

“No dia 8 de dezembro, um doador enviou 28,15 BTC – aproximadamente 522.000 dólares no momento da transferência – para 22 carteiras virtuais diferentes numa única transação. Muitos destes endereços pertencem a ativistas da extrema-direita e personalidades da Internet”, lê-se no relatório da Chainalysis.



“Temos provas que sugerem que o doador era um programador francês já falecido”, acrescenta a empresa no documento.

A Chainalysis refere ainda que Nick Fuentes – uma importante personalidade da extrema-direita que foi suspensa do YouTube, no ano passado, por discurso de ódio -, foi o maior beneficiário da doação, tendo recebido uma quantia de 250 mil dólares. Fuentes foi fotografado do lado de fora do Capitólio, durante os protestos.

Além do manifestante, a empresa adianta que o Vdare.com, um site anti-imigração norte-americano, e Ethan Ralph, um streamer do grupo extremista alt-right, também foram beneficiados com as transações.

A empresa descobriu estas transferências através de um sistema de inteligência de código aberto, uma metodologia que permite a recolha e a análise de informações públicas. Todas as transferências de bitcoins são registadas na blockchain, uma rede descentralizada a que qualquer um pode ter acesso.

Suposta carta de suicídio

A análise da Chainalysis revela que as bitcoins saíram de uma carteira virtual criada em 2013, associada ao NameID, um serviço que permite aos utilizadores associar o endereço de bitcoin com a sua identidade online e endereços de e-mails. O dono desta carteira seria o tal programador francês, sob o pseudónimo de “pankkake”.

Em busca de informações sobre o responsável pela carteira virtual, os especialistas conseguiram descobrir o blog pessoal do doador, que estava inativo há sete anos.

No dia 9 de dezembro, um dia após a doação, foi publicada uma carta no site. Nela, lia-se que o autor estaria com problemas de saúde e que iria pôr fim à própria vida. Além disso, avança a empresa, o autor da carta deu indícios de que iria desfazer-se da sua fortuna.

No dia 6 de janeiro, enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória eleitoral de Joe Biden, uma multidão invadiu o Capitólio, obrigando à interrupção de trabalhos por várias horas e provocando cinco mortes. Os protestos iniciaram depois de o Presidente cessante, Donald Trump, discursar na capital.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …