Mallu sai, Jorge Palma (re)entra: RTP desfaz erro na pontuação do público

A RTP anunciou um erro nas votações de domingo, no âmbito da primeira semifinal do Festival da Canção. Assim, a canção composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David está entre as sete apuradas para a final.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a RTP explica que “no decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em directo, foi detectado que a votação final divulgada estava incorrecta“.

O erro está na atribuição da pontuação do público às canções compostas por Mallu Magalhães (interpretada por Beatriz Pessoa) e por Jorge Palma (Rui David). Assim, com a correcção do erro, a canção de Mallu sai do grupo das sete finalistas apuradas, dando entrada ao tema de Jorge Palma.

“Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP actuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos”, lê-se no comunicado da estação pública.

Além da canção de Jorge Palma foram apuradas, na primeira semifinal, as canções compostas por Diogo Clemente (interpretada por Peu Madureira), Janeiro (Janeiro), Júlio Resende (Catarina Miranda), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz) e Benjamim (Joana Espadinha).

A canção “Só por ela”, interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público na primeira semifinal. “Sem título”, interpretada por Janeiro, foi a canção com mais votos do júri. A votação final foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público.

Pelo caminho ficaram os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), JP Simões, Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias, além da já referida canção de Mallu Magalhães.

A segunda semifinal está marcada para domingo, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 4 de Março, em Guimarães.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.