Afinal, Malheiro foi ao Euro a convite de construtora que trabalhava com a sua Câmara

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD, não foi ao Euro 2016 a convite da Olivedesportos, tal como tinha afirmado, mas foi antes a convite de um construtor que trabalha com a autarquia e que celebrou já 13 contratos na ordem dos 3,9 milhões de euros com a sua Câmara.

Em causa está a meia-final do Euro 2016, que decorreu a 6 de junho em Lyon. Salvador Malheiro e a sua mulher assistiram ao jogo, tendo o autarca garantido inicialmente ao Observador que tinha sido convidado pela Olivedesportos de Joaquim Oliveira.

Apesar de o jornal ter informação de que o vice de Rui Rio teria sido convidado por Joel Pinho, filho do principal sócio da sociedade Construções Carlos Pinho, Salvador Malheiro afirmou ao Observador que o convite tinha partido da Olivedesportos.

Uma nova investigação do jornal, que teve acesso a documentação interna da Agência Cosmos (do Grupo Olivedesportos), aponta agora que Salvador Malheiro e a sua mulher foram, na verdade, convidados pelo filho de Carlos Pinho.

Segundo o Observador, o convite original da empresa de Joaquim Oliveira terá sido dirigido precisamente a Carlos Pinho, sócio da construtora e então presidente do Futebol Clube de Arouca que à época jogada na I Liga de futebol. Carlos Pinto terá indicado, através do seu filho Joel Pinho, o nome do presidente da Câmara de Ovar e da sua mulher, Bárbara Moura.

A empresa de construção de Carlos Pinto ganhou 13 contratos adjudicados pela Câmara de Ovar desde que Salvador Malheiro é presidente de Câmara de Ovar. Entre ajustes diretos e concursos públicos, os valores contratualizados entre 2014 e 2018 ascendem a cerca de 3,9 milhões de euros.

Confrontado com os novos documentos a que o Observador teve acesso, Salvador Malheiro afirma que a indicação que tem dava conta de “um convite para duas pessoas da parte da Olivedesportos”. Questionado sobre se tinha sido convidado por alguém da Olivedesportos, o vice-presidente do PSD responde com poucas certezas.

Creio que sim mas não tenho a certeza. Não sei”, disse, acrescentando que falou com Joaquim Oliveira “uma ou duas vezes em eventos sociais”. Questionado sobre se o convite tinha sido direcionado por Joel Pinto, Salvador Malheiro negou. “Refuto isso. Refuto que tenha sido convidado pelo sr. Joel Pinho”, afirmou em declarações ao jornal.

Carlos Pinho e o seu filho, Joel Pinho, não responderam às perguntas colocadas pelo jornal. Também a Olivedesportos não prestou comentários ou quaisquer esclarecimentos sobre a viagem de Salvador Malheiro e a sua mulher no Euro 2016.

Caso GalpGate

Atualmente, correm no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa dois inquéritos sobre viagens no Euro 2016. O primeiro processo, que está relacionado com um caso inicialmente denunciado pela Sábado, investiga viagens de avião e bilhetes pagos pela Galp a Fernando Rocha Andrade, então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Costa Andrade, João Vasconcelos (então secretário de Estado da Indústria), a Jorge Oliveira (então secretário de Estado da Indústria) e a diversos membros dos respetivos gabinetes, além de Vítor Escária (então assessor económico de António Costa) acabaram por se demitir do Governo e foram constituídos arguidos, recorda o Observador.

Já o segundo processo está relacionado com a Olivedesportos, tendo Luís Montenegro, Hugo Soares e Luís Campos Ferreira como arguidos.

SA, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …