Malásia elege primeiro-ministro com 92 anos, o chefe de Estado mais velho do mundo

Fazry Ismail / EPA

Mahathir Mohamad volta a liderar a Malásia, aos 92 anos. A aliança Pacto pela Esperança venceu as eleições e colocou um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder. 

A aliança Pacto pela Esperança venceu as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, colocando fim a 60 anos da Frente Nacional (FN) no poder.

Assim, Mahathir bin Mohamad volta a liderar o país depois de já o ter feito durante mais de 22 anos, pelas cores do partido que agora derrotou. Segundo o Expresso, Mahathir Mohamad, de 92 anos, já se tinha reformado, tendo abandonado a política em 2003.

No entanto, voltou agora ao ativo, tornando-se o chefe de Estado mais velho do mundo. Depois de derrotar Najib Razak, no Governo há nove anos, Mahathir volta a exercer funções pelo menos por mais 4 anos. Ou seja, nas próximas eleições, o veterano político terá já 96 anos.

A derrota de Najib Razak foi particularmente humilhante, já que o antigo governante é descendente de uma família política poderosa, que tem liderado os destinos da Malásia desde a sua independência, em 1987.

Depois de saberem os resultados das eleições, centenas de pessoas saíram à rua para festejar um acontecimento por muitos considerado “histórico”. Segundo o The Guardian, há muitas pessoas que demonstram alívio pela mudança que chega ao fim de mais de 60 anos.

Uma das frases mais ouvidas durante os festejos foi “orgulho no povo malaio”. A vitória de Mahathir Mohamad marca o fim do reinado de Najib Razak, que viu a sua reputação manchada devido ao escândalo 1MDB, quando mais de três mil milhões de euros foram retirados de um fundo governamental sob supervisão do primeiro-ministro.

A Comissão Eleitoral da Malásia indicou que o Pacto pela Esperança, coligação liderada pelo ex-chefe do Governo Mahathir Mohamad tem garantidos 112 deputados, enquanto a coligação governamental, que integra a FN, conseguiu eleger apenas 76.

A coligação de Mahathir deverá ser empossado pelo rei já na próxima segunda-feira, avança o Expresso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …