/

Malásia elege primeiro-ministro com 92 anos, o chefe de Estado mais velho do mundo

Fazry Ismail / EPA

Mahathir Mohamad volta a liderar a Malásia, aos 92 anos. A aliança Pacto pela Esperança venceu as eleições e colocou um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder. 

A aliança Pacto pela Esperança venceu as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, colocando fim a 60 anos da Frente Nacional (FN) no poder.

Assim, Mahathir bin Mohamad volta a liderar o país depois de já o ter feito durante mais de 22 anos, pelas cores do partido que agora derrotou. Segundo o Expresso, Mahathir Mohamad, de 92 anos, já se tinha reformado, tendo abandonado a política em 2003.

No entanto, voltou agora ao ativo, tornando-se o chefe de Estado mais velho do mundo. Depois de derrotar Najib Razak, no Governo há nove anos, Mahathir volta a exercer funções pelo menos por mais 4 anos. Ou seja, nas próximas eleições, o veterano político terá já 96 anos.

A derrota de Najib Razak foi particularmente humilhante, já que o antigo governante é descendente de uma família política poderosa, que tem liderado os destinos da Malásia desde a sua independência, em 1987.

Depois de saberem os resultados das eleições, centenas de pessoas saíram à rua para festejar um acontecimento por muitos considerado “histórico”. Segundo o The Guardian, há muitas pessoas que demonstram alívio pela mudança que chega ao fim de mais de 60 anos.

Uma das frases mais ouvidas durante os festejos foi “orgulho no povo malaio”. A vitória de Mahathir Mohamad marca o fim do reinado de Najib Razak, que viu a sua reputação manchada devido ao escândalo 1MDB, quando mais de três mil milhões de euros foram retirados de um fundo governamental sob supervisão do primeiro-ministro.

A Comissão Eleitoral da Malásia indicou que o Pacto pela Esperança, coligação liderada pelo ex-chefe do Governo Mahathir Mohamad tem garantidos 112 deputados, enquanto a coligação governamental, que integra a FN, conseguiu eleger apenas 76.

A coligação de Mahathir deverá ser empossado pelo rei já na próxima segunda-feira, avança o Expresso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.