Mais uma taróloga da SIC envolvida em polémica

Maria Helena, taróloga do programa da manhã da estação de Carnaxide, ofereceu-se para resolver problemas judiciais dos telespetadores.

Depois da SIC ter afastado Carla Duarte, por esta ter aconselhado em direto uma alegada vítima de violência doméstica a “mimar” o marido agressor, eis que surge uma nova polémica com outra taróloga.

Desta vez, segundo o Público, é a cartomante Maria Helena quem está na calha, depois de se ter oferecido para resolver os problemas judiciais dos telespetadores.

“Você tem amigos que lhe andam a querer fazer a folha? Você, que tem um problema em tribunal, não se quer defender? Então vá, ligue para mim”, disse a taróloga durante o programa da passada quinta-feira.

Tal como refere o jornal, de acordo com a legislação, um cidadão, que não seja advogado ou solicitador, e decida praticar atos próprios destas profissões pode ser punido com pena de prisão até um ano ou multado.

A pergunta que se impõe agora é se as palavras da taróloga da SIC podem ser consideradas um crime de procuradoria ilícita.

Na opinião da bastonária dos advogados, Elina Fraga, a resposta é não, no entanto, lamenta que um canal de televisão “se aproveite da vulnerabilidade das pessoas mais fracas ou desesperadas”.

“Essa senhora não vai poder representar ninguém em tribunal. Quando muito está a propalar um serviço, mas isso não é nada de novo: a bruxaria também promete resolver todos os problemas das pessoas. Outra coisa seria se ela encaminhasse os espetadores para um advogado: seria angariação ilícita de clientela”, afirmou ao jornal.

Também António Jaime Martins, Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, desvaloriza o caso e pensa não ser preciso desencadear um processo, até porque “estamos apenas perante patetice aguda”, considera.

“Se se atrevesse a dar conselhos jurídicos, aí, sim, estaríamos perante o crime de procuradoria ilícita”, acrescenta o responsável.

Esta poderá ser a segunda dor de cabeça que o programa “A Vida nas Cartas – o Dilema” dá à SIC, depois da resposta dada pela taróloga, entretanto dispensada, a uma vítima de violência doméstica.

As imagens do programa foram amplamente partilhadas nas redes sociais há cerca de duas semanas, tendo motivado muitas queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Charlatanismo televisivo.
    Qual é a admiração?
    Quem vende Calcitrim também pode vender serviços de apoio juridico, vale o que vale.
    Deviam era de inventar um simbolo (como a bolinha a indicar que deve ser visto apenas por adultos) para colocar no ecran quando for charlataniçe.

  2. iiiiiiiiiiiiaté as BARRACAS CUBATAS ABANAM ahahaah ehehehe çççç, ….
    Porque será que tanta gente continuam a sofrer dos OSSOSiiii!???…. õ.õ se ja há tantos tratamentos para os OSSOS e as televisões são MILAGREIRAS iiiii pois so elas e radios e jornais e revistas etcettec cura tanta gente e nas FARMACIAS e PARAFARMACIAS na CURAM CARAGO!!??…
    iii Pois aqui e Almada no SOOMER RIBEIRO ja vende estes PRODUTOS ??.õ.õ ora meçaiiii tabem comprendo ,so nas TVs é que é oiééé venha o TOUCHÊ, na teem culpa de haver tanta gente um cadinho IGNORANTES iiiii^.^ iii em Terra de CEGOS que tem OLHO õ.õ iii (^-^) ….. yaaaa…..

    A.G.P.

  3. Isto é o autentico estrume televisivo!!
    Mais uma charlatã com espaço na tv nacional!
    Mas, se a igreja pode “vender” deus aos palermas (e nem sequer pagam impostos), estes parasitas também podem “vender” o que lhes apetece!…
    É triste ver que a SIC ainda tem conseguido descer mais baixo do que a TVI…

RESPONDER

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …