Mais uma taróloga da SIC envolvida em polémica

Maria Helena, taróloga do programa da manhã da estação de Carnaxide, ofereceu-se para resolver problemas judiciais dos telespetadores.

Depois da SIC ter afastado Carla Duarte, por esta ter aconselhado em direto uma alegada vítima de violência doméstica a “mimar” o marido agressor, eis que surge uma nova polémica com outra taróloga.

Desta vez, segundo o Público, é a cartomante Maria Helena quem está na calha, depois de se ter oferecido para resolver os problemas judiciais dos telespetadores.

“Você tem amigos que lhe andam a querer fazer a folha? Você, que tem um problema em tribunal, não se quer defender? Então vá, ligue para mim”, disse a taróloga durante o programa da passada quinta-feira.

Tal como refere o jornal, de acordo com a legislação, um cidadão, que não seja advogado ou solicitador, e decida praticar atos próprios destas profissões pode ser punido com pena de prisão até um ano ou multado.

A pergunta que se impõe agora é se as palavras da taróloga da SIC podem ser consideradas um crime de procuradoria ilícita.

Na opinião da bastonária dos advogados, Elina Fraga, a resposta é não, no entanto, lamenta que um canal de televisão “se aproveite da vulnerabilidade das pessoas mais fracas ou desesperadas”.

“Essa senhora não vai poder representar ninguém em tribunal. Quando muito está a propalar um serviço, mas isso não é nada de novo: a bruxaria também promete resolver todos os problemas das pessoas. Outra coisa seria se ela encaminhasse os espetadores para um advogado: seria angariação ilícita de clientela”, afirmou ao jornal.

Também António Jaime Martins, Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, desvaloriza o caso e pensa não ser preciso desencadear um processo, até porque “estamos apenas perante patetice aguda”, considera.

“Se se atrevesse a dar conselhos jurídicos, aí, sim, estaríamos perante o crime de procuradoria ilícita”, acrescenta o responsável.

Esta poderá ser a segunda dor de cabeça que o programa “A Vida nas Cartas – o Dilema” dá à SIC, depois da resposta dada pela taróloga, entretanto dispensada, a uma vítima de violência doméstica.

As imagens do programa foram amplamente partilhadas nas redes sociais há cerca de duas semanas, tendo motivado muitas queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Charlatanismo televisivo.
    Qual é a admiração?
    Quem vende Calcitrim também pode vender serviços de apoio juridico, vale o que vale.
    Deviam era de inventar um simbolo (como a bolinha a indicar que deve ser visto apenas por adultos) para colocar no ecran quando for charlataniçe.

  2. iiiiiiiiiiiiaté as BARRACAS CUBATAS ABANAM ahahaah ehehehe çççç, ….
    Porque será que tanta gente continuam a sofrer dos OSSOSiiii!???…. õ.õ se ja há tantos tratamentos para os OSSOS e as televisões são MILAGREIRAS iiiii pois so elas e radios e jornais e revistas etcettec cura tanta gente e nas FARMACIAS e PARAFARMACIAS na CURAM CARAGO!!??…
    iii Pois aqui e Almada no SOOMER RIBEIRO ja vende estes PRODUTOS ??.õ.õ ora meçaiiii tabem comprendo ,so nas TVs é que é oiééé venha o TOUCHÊ, na teem culpa de haver tanta gente um cadinho IGNORANTES iiiii^.^ iii em Terra de CEGOS que tem OLHO õ.õ iii (^-^) ….. yaaaa…..

    A.G.P.

  3. Isto é o autentico estrume televisivo!!
    Mais uma charlatã com espaço na tv nacional!
    Mas, se a igreja pode “vender” deus aos palermas (e nem sequer pagam impostos), estes parasitas também podem “vender” o que lhes apetece!…
    É triste ver que a SIC ainda tem conseguido descer mais baixo do que a TVI…

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …