Mais um prémio para a ‘coleção’ de Eduardo Lourenço

Carlos Botelho / Flickr

Eduardo Lourenço por Carlos Botelho

Eduardo Lourenço por Carlos Botelho

O ensaísta Eduardo Lourenço venceu o prémio Jacinto do Prado Coelho pela obra “Tempo da música. Música do tempo”, revelou hoje à Lusa fonte do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

O prémio, no valor de cinco mil euros e que distingue ensaios literários, foi atribuído por unanimidade a Eduardo Lourenço pela obra publicada em 2012 que reúne textos inéditos do autor seleccionados pela historiadora de arte e musicóloga Barbara Aniello.

“Tempo da música. Música do tempo” reúne 212 reflexões (datadas entre 1948 e 2006) de Eduardo Lourenço sobre música, que estavam dispersas em folhas avulsas, em agendas de bolso, páginas soltas ou agrafadas, algumas encontradas dentro de livros, que Barbara Aniello foi juntando, inventariando e catalogando no espólio do ensaísta.

O júri, composto por Clara Rocha, Maria João Reynaud e Teresa Martins Marques, justificou a escolha pela “qualidade indiscutível da obra, reconhecida por pessoas da área da literatura bem como da musicologia“.

Nascido em 1923, Eduardo Lourenço já foi galardoado com vários prémios, incluindo o Prémio Camões 1996 e o Prémio Pessoa 2011. O ensaísta é Doutor Honoris Causa pelas universidades de Coimbra e Nova de Lisboa, assim como a Universidade do Rio de Janeiro e, desde 2007, a Universidade de Bolonha.

Em dezembro de 2011, a Fundação Calouste Gulbenkian iniciou a publicação das Obras Completas de Eduardo Lourenço.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.