/

Mais de um terço dos portugueses desliga telemóvel em roaming

Sergey Sus / Flickr

-

Mais de um em cada três portugueses (40%) que viajam na UE optam por desligar o telemóvel quando se deslocam para outro país, valor acima da média europeia (UE 28%), segundo um estudo Eurobarómetro publicado em Bruxelas.

 

Quando está noutro Estado-membro da União Europeia… Portugal UE
…desliga o telemóvel? 40% 28%
…faz chamadas do telemóvel? Sim: 6%  / Nunca: 37% Sim: 8% / Nunca: 30%
…recebe chamadas? Sim: 9% / Nunca: 37% Sim: 13% / Nunca:29%
…manda mensagens de texto? Sim: 7% / Nunca: 37% Sim: 20% / Nunca: 26%
…utiliza os dados móveis para aceder às redes sociais? Sim: 5% / Nunca: 35% Sim: 6% / Nunca: 47%
…utiliza os dados móveis para enviar e receber e-mails? Sim: 8% / Nunca: 31% Sim: 9% / Nunca: 47%

 

O inquérito, encomendado pela Comissão Europeia, mostra que no geral os portugueses têm uma utilização menor das telecomunicações no estrangeiro – além de desligarem mais o telemóvel quando viajam (Portugal 40%, UE 28%), são também os que recebem menos chamadas e mandam menos SMS.

No campo dos dados móveis, no entanto, enquanto a média europeia indica que quase metade dos cidadãos comunitários nunca liga a Internet do seu tarifário no exterior, a nossa quota indica que apenas um terço dos portugueses se recusa a recorrer ao pacote de dados para aceder ao e-mail ou às redes sociais.

Bruxelas estima que, por causa das atuais estratégias tarifárias, as empresas de telecomunicações desperdiçam um mercado de cerca de 300 milhões de utilizadores de telemóveis, com efeitos negativos para as outras empresas, como os criadores de aplicações.

“Milhões de empresas fazem face a custos adicionais devido ao roaming e empresas como os criadores de aplicações também perdem receitas. O roaming não faz qualquer sentido num mercado único – do ponto de vista económico, é um perfeito disparate”, disse a comissária europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes.

A comissária adiantou ainda que os resultados do Eurobarómetro “são a prova” de é necessário “eliminar as tarifas de roaming“.

Em Portugal foram realizadas 1.034 entrevistas, entre os dias 18 e 27 de janeiro.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.