Mais de um milhão em fome extrema na Somália

United Nations Photo / Flickr

-

Mais de um milhão de pessoas na Somália estão numa situação de emergência alimentar, alertou a ONU, assinalando que o número representa um aumento de 20% desde janeiro.

A avaliação foi feita conjuntamente pela Unidade de Análise sobre Segurança Alimentar e Nutrição para a Somália (FSNAU, na sigla em inglês), da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), e pela Rede de Sistemas de Aviso Prévio contra a Fome, da agência de cooperação para o desenvolvimento norte-americana (USAID).

A pouca chuva, os conflitos e a redução da assistência humanitária levaram a “um agravamento da situação alimentar em toda a Somália”, indica um comunicado da FAO divulgado esta segunda-feira, que admite que a situação se continue a deteriorar.

Os especialistas estimam que 1.025.000 pessoas na Somália se encontram numa situação de crise ou emergência alimentar, um nível abaixo da situação de fome.

Os deslocados constituem a maioria (62%) dos que se encontram naquela situação, seguidos das populações rurais (27%) e urbanas (11%).

A FAO refere ainda que inquéritos recentes realizados na Somália sobre nutrição indicam que 218.000 crianças até aos cinco anos (perto de uma em cada sete) registam um nível de subnutrição grave.

“As populações em crise e emergência necessitam de ajuda humanitária urgente”, alerta o comunicado.

A Somália está em guerra civil desde 1991, quando foi deposto o ditador Muhammad Siad Barre e o país ficou sem governo e nas mãos de milícias radicais islâmicas e grupos criminosos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …