Mais de metade dos brasileiros acham que país não devia sediar o Mundial

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

-

Caso a escolha do país que vai sediar o Mundial de 2014 ainda estivesse para acontecer, 50,7% dos entrevistados brasileiros numa sondagem da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) não apoiariam a candidatura do Brasil. A percentagem dos que seriam totalmente a favor da medida ficou nos 26,1%, e 19,7% defenderiam parcialmente o evento no país.

Os resultados foram divulgados esta terça-feira pela CNT e mostram que 75,8% dos entrevistados avaliaram que os investimentos feitos no país para o Mundial foram desnecessários. Ficou em 13,3% o rácio dos que consideram esses investimentos adequados.

Em relação às obras de mobilidade urbana feitas para o evento, tais como metro, comboios e corredores para autocarros, a maioria dos entrevistados (66,6%) não acredita que ficarão prontas a tempo dos eventos nas cidades-sede, contra 27,7% que acreditam que as obras estarão concluídas a tempo. Os que não sabem ou não responderam ficaram em 5,6%.

As manifestações públicas durante o Mundial de futebol são esperadas por 85,4% dos entrevistados e só 11,4% acreditam que o povo não sairá às ruas. No entanto, apenas 15,2% pretendem participar nos protestos, enquanto 82,9% não têm a intenção de se manifestar.

O otimismo relativamente ao Mundial surge na sondagem quando o assunto é a seleção brasileira. Um total de 56,2% dos entrevistados acredita que o Brasil vai ser o campeão do mundial de futebol. Outros 34,6% consideram que a seleção brasileira não vai vencer a competição e 9,2% não sabem ou não responderam à pergunta.

A sondagem entrevistou duas mil pessoas e foi encomendada pela CNT ao instituto de estatísticas MDA.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …