Mais 9 mortes e 548 casos confirmados de infeção

Rovena Rosa / ABr

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 09 mortes e 548 casos confirmados de contágio pelo SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, há 513 pessoas internadas com covid-19, menos 25 do que na quinta-feira, mas mais duas em unidades de cuidados intensivos, onde hoje estão 131 doentes. Desde 20 de setembro de 2020, quando havia 511 pessoas no hospital com covid-19, que o número de internados não era tão baixo.

O número de casos ativos diminuiu 204, para 26.339 e, de quinta-feira para hoje, mais 743 pessoas foram dadas como recuperadas, para um total de 779.655, desde o início da pandemia.

Em relação a quinta-feira, o nível de incidência nacional (novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) aumentou de 65,3 para 65,6, enquanto o índice de transmissibilidade subiu de 0,94 para 0,97. As autoridades de saúde têm em vigilância mais 171 casos nas últimas 24 horas, chegando a 16.121.

O número total de mortes atribuídas desde março de 2020 à covid-19 atinge 16.868 e o número total de casos confirmados é 822.862. Das nove mortes verificadas nas últimas 24 horas, sete foram registadas na zona de Lisboa e Vale do Tejo, uma na região Centro e uma no Algarve.

Em Lisboa e Vale do Tejo foram confirmados 220 novos casos, contabilizando-se 311.949 no total e 7.142 mortes. Na região Norte houve 179 novos casos de contágio confirmados, chegando aos 331.002 desde o início da pandemia, com 5.305 mortes.

Na região Centro, onde morreram 3.000 pessoas com covid/19 desde o início da pandemia, registaram-se 73 novos casos, com um total de 117.277. No Alentejo houve mais 26 casos, com um total de 29.141 infeções e 970 mortes. O Algarve tem mais 35 casos, 20.774 no total, e 354 mortes desde o início da pandemia.

Quanto aos Açores, registaram mais quatro casos, atingindo um total de 4.076 casos confirmados e 29 mortes desde março de 2020. Na Madeira houve mais 11 casos, subindo para um total de 8.643, 29 dos quais fatais.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

O coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 372.823 homens e 449.754 mulheres, mostram os dados da DGS, segundo os quais há 285 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que esta informação não é fornecida de forma automática.

Do total de vítimas mortais, 8.854 eram homens e 8.014 mulheres. O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.829.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 129,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já há mais de um ano que todos os dias somos bombardeados com os números da Covid… Será que ainda não perceberam que haverá sempre casos de infectados e mortes? Se estão à espera que a Covid desapareça, então digam adeus aos vossos direitos consagrados na Constituição, e preparem-se para a ditadura!!

    • Caro leitor,
      Falando de direitos.
      É seu direito não querer ser informado. Não leia notícias.
      É direito dos outros querer sê-lo, e não é o leitor que pode decidir que o não podem ser.
      Porque no ZAP, não estaremos nunca preparados para regressar ao tempo em que alguém diz aos jornais o que se podia ou não noticiar. “Ditadura” é isso, se ainda não percebeu.

      • Que piada, que piada. O roto está a “falar” para o nu.

        Quantas vezes quis publicar comentários no vosso site?! QUANTAS?
        E quantas vezes permitiram a publicação dos mesmos?! QUANTAS?

        Não se façam de santos, por favor.

        • Cara leitora,
          Respondendo à sua pergunta, há 595 comentários seus publicados, e 196 rejeitados.
          Sugerimos que siga o seu próprio conselho e que, mesmo sendo Domingo de Páscoa, não se faça de santa.

  2. Pareço o Santo António… A fazer sermões aos peixes… Se estão a gostar de estar presos em casa… Continuem a calar quem quer a liberdade… “Ainda hão-de comer o pão que o diabo amassou”.

  3. O problema é que os números não são bem os publicados! Serão não sei quantas vezes mais! Uma pessoa minha amiga pensava que tinha uma simples constipação, não tinha febre nem tinha perturbações do olfacto nem do sabor e andou, “inconscientemente”, a propagar o vírus. Quantas situações como esta não acontecerão? Concordo que, por vezes, é excessivo e massacrante e que os meios de comunicação abusam da nossa paciência mas, infelizmente, continua a ser preciso alertar as pessoas para o problema.

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …