/

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

snarfel / Flickr

Pinguim-africano, espécie ameaçada de extinção

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira.

Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa colónia em Simonstown, perto da Cidade do Cabo.

“As mortes ocorreram subitamente entre quinta-feira à tarde e sexta-feira de manhã”, lê-se numa declaração conjunta dos Parques Nacionais da África do Sul (SANParks).

Os exames revelaram que todos os pinguins tinham várias picadas de abelhas junto às barbatanas e aos olhos – zonas do corpo que não estão cobertas de penas e particularmente sensíveis.

A cadeia britânica detalha ainda que foram encontradas muitas abelhas mortas no local onde as aves morreram.

A investigação preliminar sugeriu que os pinguins morreram após terem sido picados pelas abelhas do Cabo. Uma colmeia no local poderá ter sido perturbada, levando a que um enxame se tenha tornado agressivo.

Ainda assim, estão a ser testadas amostras para excluir outras causas possíveis.

Os pinguins-africanos são nativos das costas da África do Sul e da Namíbia. A espécie está em declínio acentuado, de uma população de mais de um milhão no início do século XX para apenas 55.000 em 2010 – altura em que foram declarados em perigo de extinção.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.