Os idosos a partir dos 80 anos vão poder vacinar-se na modalidade “Casa Aberta” contra a covid-19 e a gripe, já a partir da próxima semana.
Em declarações ao jornal Público, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que a modalidade “Casa Aberta” vai arrancar já na próxima semana, mas sem especificar a data em concreto.
Desta forma, os idosos a partir dos 80 anos poderão tirar uma senha digital no portal da DGS, ou aparecer num centro de vacinação para serem inoculados com a terceira dose contra a covid-19 e com a vacina da gripe.
Ao matutino, a responsável da Direção-Geral da Saúde revelou ainda que o auto-agendamento da vacinação em simultâneo vai também ser alargada na próxima semana a todas as pessoas a partir dos 70 anos e que a dose de reforço contra a covid-19 para profissionais de saúde e do setor social que trabalham com idosos também vai arrancar.
Graça Freitas declarou que, em média, estão a ser vacinadas 25 mil pessoas por dia, explicando que o processo estava a ser mais lento porque houve poucas doses da vacina contra a gripe no mês de outubro. Porém, agora já existe maior quantidade para “vacinar a outro ritmo”.
Questionada sobre o facto de apenas cerca de 60% dos idosos responderem às convocatórias por SMS, a responsável prometeu que, à semelhança do que aconteceu este ano, após o envio da mensagem, haverá “apoio e insistência ao nível local”, ou seja, as juntas de freguesia, os bombeiros, a GNR, a PSP e os centros de saúde vão mobilizar-se para ajudar.